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Tipo: Dissertação
Título: Sólidos arquimedianos: aplicações com dobraduras
Autor(es): Carmo, Nilbio Nascimento do
Orientador: Melo, Marcelo Ferreira de
Palavras-chave: Sólidos arquimedianos;Dobraduras;Icosaedro truncado;Solid archimedeans;Folds;Truncated icosahedron
Data do documento: 2023
Citação: CARMO, Nilbio Nascimento do. Sólidos arquimedianos: aplicações com dobraduras. 2023. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Este trabalho busca apresentar de forma geral os sólidos de Arquimedes. Para tanto, serão abordados temas como os poliedros de Platão e suas relações com os arquimedianos. Apresentaremos os 13 sólidos de Arquimedes e observaremos a não existência de outros. Percebemos que no Ensino Médio os sólidos platônicos são abordados, mas pouco se fala da existência dos de Arquimedes. A forma utilizada para tal apresentação, além da parte teórica e em consonância com as habilidades e competências sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), será a realização da construção do icosaedro truncado através de dobraduras. Abordaremos, pois, o conceito de dobraduras e os axiomas necessários para a sua execução. Falaremos também de algumas construções necessárias da geometria plana, como o triângulo equilátero, o baricentro e o hexágono regular. O objetivo da pesquisa é fazer com que os alunos reconheçam tais sólidos e, de forma lúdica, consigam confeccionar os mesmos usando a dobradura, sobretudo percebendo o desenvolvimento matemático que está por trás da atividade.
Abstract: This work seeks to present in a general way the Archimedean solids. To do so, topics such as Plato's polyhedra and their relationships with the Archimedeans will be addressed. We will present the 13 Archimedes solids and observe the non-existence of others. We noticed that in High School the Platonic solids are approached, but little is said about the existence of Archimedes. The form used for such a presentation, in addition to the theoretical part and in line with the skills and competences suggested by the National Common Curricular Base (BNCC), will be the construction of the truncated icosahedron through folding. We will therefore address the concept of folding and the necessary axioms for its implementation. We will also talk about some necessary constructions of plane geometry, such as the equilateral triangle, the barycenter and the regular hexagon. The objective of the research is to make students recognize such solids and, in a playful way, manage to make them using folding, above all realizing the mathematical development that is behind the activity.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73550
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