Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7354
Title in Portuguese: Avaliação do ensino-aprendizagem na formação docente do tutor a distância nos cursos de graduação em educação a distância semipresenciais na Universidade Federal do Ceará
Title: Evaluation of teaching and learning in teacher education tutor distance in undergraduate courses in distance education semipresential at the Federal University of Ceará
Author: Miranda, Naiola Paiva de
Advisor(s): Trompieri Filho, Nicolino
Keywords: Knowledges
Tutoring
Ensino à distância - Avaliação - Ceará
Professores universitários - Formação - Avaliação - Ceará
Tutoria entre pares estudantes - Avaliação - Ceará
Ensino superior - Recursos de redes de computadores - Avaliação - Ceará
Issue Date: 2012
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: MIRANDA, Naiola Paiva de. Avaliação do ensino-aprendizagem na formação docente do tutor a distância nos cursos de graduação em educação a distância semipresenciais na Universidade Federal do Ceará. 2012. 96f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012.
Abstract in Portuguese: A tutoria é uma das atividades docentes que acompanha, media e orienta o aluno na Educação a Distância (EaD) semipresencial. Este estudo busca, de modo geral, avaliar a atuação do tutor a distância. Especificamente, visa conhecer os saberes que são necessários na formação docente para uma atuação eficaz; analisar a aplicação desses saberes e avaliá-los na atuação do tutor a distância nos cursos de graduação em EaD semipresenciais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou-se, para esses propósitos, uma revisão de literatura contextualizando a Educação em três dimensões: Educação Superior e Educação a Distância; formação docente: tutoria e elementos formadores com a discussão dos saberes nas dimensões atitudinais, conceituais e procedimentais conforme as perspectivas pedagógica, didática e tecnológica; e a Avaliação Educacional, no que diz respeito à avaliação do ensino-aprendizagem e à avaliação formativa. A natureza da investigação caracterizou o estudo como exploratório, transversal e quantitativo, realizado no Instituto Universidade Virtual. A amostra foi aplicada em 175 tutores e 1.957 alunos matriculados em 7 cursos de graduação oferecidos no semestre letivo 2011.1, na modalidade EaD semipresencial. Os dados foram obtidos através de uma escala de avaliação do tipo likert com 16 itens e analisados através do software SPSS versão 15.0. O instrumento aplicado apresentou precisão de sensibilidade alta e erro padrão da medida inferior a 10% da amplitude da escala. A validade de conteúdo através da análise fatorial indicou que a escala é unifatorial. A distribuição do escore total na escala de avaliação foi transformado para a escala de notas [0;10]; apresentou, na amostra, média 7,7, mediana 8,4 e coeficiente de variação 28,2, com a média populacional variando no intervalo [7,6;7,8] para uma confiança de 95%. A distribuição das notas é não-normal, conforme teste de normalidade de Kolmorogov-Smirnov, com as notas se concentrando em valores superiores à média (mediana 8,4). Na análise de regressão linear múltipla dos saberes, os coeficientes padronizados indicaram que a dimensão conceitual apresentou maior peso na composição da nota de avaliação. A dimensão atitudinal ficou em segundo lugar e a dimensão procedimental apresentou menor peso. Essa dimensão merece ser objeto de estudo e ser investigada com maior profundidade, pois trata do saber didático, do saber-fazer na atuação do tutor a distância. A análise dos resultados indicou que os alunos avaliaram a atuação dos tutores classificando-a nos níveis de regular a bom.
Abstract: Tutoring is one of the educational act ivities that accompanies, mediates and guides the student at the semipresential Distance Education (D.Ed.). This study intends, in general, to evaluate the performance of the tutor. Specifically, this study intends to know the necessary knowledges in teaching formation for an effective performance; to analyze the application of those knowledges and evaluate them in the performance of the tutor of semipresential courses of D.Ed. in Universidade Federal do Ceará (UFC). Thus, it was accomplished a literature revew about Education in three dimensions: Higher Education and D. Ed.; teaching formation: tutoring and formation with a discussion of the knowledges in its attitudinal, conceptual and procedural dimensions, under pedagogical, didact and technological perspectives; and Educational Assessment concerning to learning evaluation and formative evaluation. The nature of this investigation characterized the study as an exploratory, traverse and quantitative one, achieved in Instituto Universidade Virtual. The sample was applied in 175 tutors and 1.957 students enrolled in 7 undergraduate courses at the first semester of 2011, in the modality of D. Ed. The data were obtained through a likert scale with 16 items and analyzed by the software SPSS version 15.0. The applied scale presented a precision of high sensibility and standard error lower than 10% of the amplitude of the scale. The content validity was accomplished through factorial analysis that indicated that the scale is unifatorial. The distribution of total scale scores was converted into a scale of grades [0;10]; it presented, in the sample, average 7,7, median 8,4 and coefficient of variation 28,2, with the population average varying in the interval [7,6;7,8] for a confidence interval of 95%. The distribution of the grades is nonstandard, according to test of normality of Kolmorogov-Smirnov, with the concentration of the grades in values above the average (median 8,4). In the linear regression analysis of the knowledges, the standard coefficients indicated that the conceptual dimension was stronger in the composition of the grade. The attitudinal dimension came in second place and the procedural presented was weaker. Therefore, this dimension deserves to be more studied and investigated, because is related to didact knowledge, to doing knowledge in the performance of the tutor in D. Ed. The analysis of the results indicated that the students evaluated the performance of the tutors classifying it in levels from regular to good.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7354
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012-DIS-NPMIRANDA.pdf2,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.