Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7350
Tipo: Dissertação
Título : A formação docente no curso de pedagogia da Faculdade de Educação de Crateús: reflexões sobre a pesquisa monográfica
Título en inglés: Teacher training in pedagogy course at the Faculty of Education Crateús: reflections on the research monograph
Autor : Madureiro, Maria do Carmo Carvalho
Tutor: Ribeiro, Luís Távora Furtado
Palabras clave : Search breed;Teacher training;Professores – Formação – Crateús(CE);Educação – Estudo e ensino(Superior) – Crateús(CE);Estudantes universitários – Avaliação – Crateús(CE)
Fecha de publicación : 2012
Editorial : www.teses.ufc.br
Citación : MADUREIRO, Maria do Carmo Carvalho. A formação docente no curso de pedagogia da Faculdade de Educação de Crateús: reflexões sobre a pesquisa monográfica. 2012. 117f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012.
Resumen en portugués brasileño: O presente estudo analisa o caráter formativo da atividade de pesquisa monográfica do curso de pedagogia da Faculdade de Educação de Crateús – FAEC/UECE. Tendo por base as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que concebem uma proposta para a formação do licenciado em Pedagogia, compreende-se por abrangente. Tal temática firma-se no cenário educacional brasileiro como pauta de discussão do novo currículo do curso. Entre as questões trazidas à reflexão destacam-se aquelas que compreendem a docência como base de formação no curso de Pedagogia. Pelas características do objeto da pesquisa observa-se um estudo de caso de natureza qualitativa como recurso metodológico. Na coleta dos dados utilizou-se uma entrevista semi-estruturada, com alunos concludentes e egressos do curso de pedagogia da FAEC/UECE e documentos inerentes a este. As categorias são fundamentadas, no sentido de compreender a pesquisa como aporte da formação e prática docente, como campo que produz conhecimento próprio, alicerçado nas teorias da educação. Quanto à dimensão formativa da pesquisa monográfica na formação docente, conclui-se que é necessária uma articulação e uma integralização da estrutura curricular do curso para sua efetivação. Pode-se pensar no estágio-pesquisa inserido no projeto de curso institucional, articulando teoria e prática de forma contínua, onde a tarefa do estágio tenha aporte para romper com os limites disciplinares no curso de pedagogia. Ademais, propõe-se, ainda, uma avaliação da primeira turma dos egressos do novo currículo.
Abstract: This study examines the formative character of monographic research activity of the pedagogy course at the Faculty of Education Crateús - FAEC / UECE. National Curriculum Guidelines (DCN) conceive a comprehensive proposal for the formation of a degree in Pedagogy. This theme firm in the Brazilian educational scenario as discussion agenda of the new course curriculum. Among the issues brought to reflection highlights are those who understand teaching as the basis for training in pedagogy courses. Based on the characteristics of the object of research there has been a case study as a qualitative methodological resource. In the data collection used a semi-structured interview with students and graduates of conclusive pedagogy course of FAEC / UECE and documents pertaining to this. The categories are based, in order to understand the contribution of research as teacher training and the development of teaching practice and as a field that produces knowledge itself, supported by the theories of education. Regarding the formative dimension of monographic research in teacher education, it is concluded that a joint is required and a payment structure of the course curriculum. One can think of the stage-research part of the project of institutional course, linking theory and practice continuously, where the task of the input stage has to break disciplinary boundaries in the pedagogy course. Furthermore, it is proposed also that an assessment is made of the first class of graduates of the new curriculum.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7350
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012-DIS-MCCMADUREIRO.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.