Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7281
Tipo: Dissertação
Título: Óleos ômega 9, 6 e 3 em pele de ratos submetidos a queimadura térmica
Título em inglês: Oils mixes Omega 9, 6 and 3 in rats subjected to thermal burn
Autor(es): Campelo, Ana Paula Bomfim Soares
Orientador: Vasconcelos , Paulo Roberto Leitão de
Coorientador: Leitão, Renata Ferreira de Carvalho
Palavras-chave: Ácidos Graxos;Ratos;Queimaduras
Data do documento: 2012
Citação: CAMPELO, Ana Paula Bomfim Soares. Óleos ômega 9, 6 e 3 em pele de ratos submetidos a queimadura térmica. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Cirurgia) - Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Resumo: No presente estudo foram utilizadas misturas de óleos em concentrações nutracêuticas com razão de ω6:ω3 baixa que favorece uma ação antiinflamatória e a razão de ω9:ω6 alta com ação antioxidante. O objetivo do estudo foi estudar os efeitos das misturas de óleos de ω9, ω6 e ω3 na queimadura térmica e avaliar se as fontes de ω3 (ALA, EPA ou DHA) interferem nos efeitos das misturas na queimadura. Foram utilizados 36 ratos Wistar, distribuídos em 6 grupos: água, queimado + água [Q + água], queimado + isolipídico [Q + Iso], queimado + mistura de óleos 1 [ALA], queimado + mistura de óleos 2 [ALA+EPA+DHA de peixe] e queimado + mistura de óleos ω3[ALA+DHA de algas marinhas] com seis animais em cada grupo. Realizada queimadura por condução direta causando lesão de espessura total do dorso dos animais, em seguida admininstrada por via orogástrica as misturas de óleos por sete dias. Avaliada a lesão cutânea por macroscopia (planimetria digital), microscopia, imunohistoquimica (anti-Ki-67, anti-NFκB, anti-HSP 27 e anti-HNEJ) e painel de citocinas (IL-1, IL-6, IL-10, IL-18, TNF-alpha, INF-gama e CSF-GM). Na macroscopia os ratos que receberam a mistura 3 apresentaram menor área de lesão, assim como as misturas 1, 2 e isolipídica quando comparadas com a água. Na microscopia apenas os animais que receberam a mistura 3 (ALA+DHA de algas marinhas) apresentaram menor extensão da lesão em relação a água. Ao avaliar o Ki-67 a mistura 3 induziu aumento da proliferação celular em relação aos demais grupos. Apenas a mistura 3 foi capaz de inibir NFκB. Não houve diferença entre os grupos em relação a HSP 27, HNEJ e painel de interleucina. A mistura de óleos ω3, na qual a fonte é ALA+DHA de algas marinhas, tem efeitos de: inibir o NFkB, aumentar a proliferação celular, reduzir área de lesão e extensão da queimadura.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7281
Aparece nas coleções:DCIR - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_dis_apbscampelo.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.