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Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem social no interior da residência multiprofissional em Saúde da Família e comunidade de Fortaleza-CE sob a perspectiva da teoria de comunidades de prática
Título em inglês: Social learning within the multidisciplinary residency in Family Health and Fortaleza-CE community from the perspective of the theory of communities of practice
Autor(es): Ribeiro, Flávia
Orientador: Barreto, Ivana Cristina de Holanda Cunha
Palavras-chave: Educação em Saúde;Saúde da Família
Data do documento: 2013
Citação: RIBEIRO, F. Aprendizagem social no interior da residência multiprofissional em Saúde da Família e comunidade de Fortaleza-CE sob a perspectiva da teoria de comunidades de prática. 2013. 171 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: Este estudo versa sobre os processos de aprendizagem social e sua interface com os trabalhadores da saúde. A partir dos questionamentos levantados ao longo dos anos pela Política de Educação Permanente em Saúde do SUS, tem-se percebido a necessidade crescente em cultivar novos modelos de atuação profissional na Estratégia de Saúde da Família que fortaleçam princípios de atenção integral, centrada nas necessidades da população e com responsabilidade sanitária sobre os territórios de abrangência, além de estabelecer vínculos no cuidado à saúde e favorecer o trabalho em equipe. Diante de investimentos das esferas governamentais nos cenários das Residências Multiprofissionais em Saúde da Família e com a recente estratégia NASF que veio se agregar às Equipes de Referência em Saúde da Família, este estudo teve como objeto de estudo o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (RMSFC) da capital cearense, Fortaleza. O objetivo geral foi analisar e compreender como se deram os processos de aprendizagem social dentro deste programa a partir das práticas dos participantes, tendo como referencial a teoria de Comunidades de Práticas. No momento do estudo a RMSFC constava com a formação de ensino em serviço de 28 residentes distribuídos em duas turmas (R1 e R2) com seis categorias profissionais de áreas da saúde: enfermagem, odontologia, fisioterapia, psicologia, nutrição e serviço social. Participaram do estudo o grupo de residentes multiprofissionais e preceptores de território e categoria. Como metodologia foram utilizados grupos focais compostos por R1, R2 e preceptores exclusivamente em cada grupo, além da observação de campo das interações entre residentes, preceptores dentro dos centros de saúde da Família em que estavam lotados. Optamos como marco teórico de análise a teoria de Comunidades de Práticas de Etienne Wenger que abrange aspectos da aprendizagem social sustentada pela prática social e que descreve a constituição de tais comunidades. A partir dessa perspectiva dividimos os resultados em quatro dimensões analíticas, que foram: 1. Aprendizagem como pertencimento: a força de uma comunidade; 2. Aprendizagem como vir-a-ser: a força de uma identidade; 3. Aprendizagem no fazer: a força da prática; e 4. Aprendizagem na experiência: a força do sentido. Como resultado e análise, percebemos que a RMSFC constitui-se como uma Comunidade de Prática por apresentar repertórios partilhados, engajamento mútuo e projeto comum baseado na ESF. As diversas trajetórias dos participantes neste cenário apresentaram uma relação dialógica temporal que foi reinventando as diversas formas de atuar e ousar dentro da Residência. Os produtos da Residência foram por reiteradas vezes nomeados por seus participantes como os aspectos de construção, síntese e concretude da própria prática enquanto ação-reflexão. Vão desde atividades conquistadas na pactuação com usuários e outros profissionais de saúde até conceitos da saúde que ganharam novas dimensões com a prática. Para as possíveis soluções locais para os problemas de saúde encontrados na prática, foram fortemente nomeados a interprofissionalidade e a interdisciplinaridade. E por fim, observou-se que os espaços da RMSFC são em grande parte dialógicos, com negociações de sentidos brotando em todos os encontros entre parceiros de aprendizagem e entre os limites e fronteiras desta Comunidade de Prática.
Abstract: This study focuses on the processes of social learning and their interaction among health workers. The long time experience of the Brazilian Policy of Continuing Education of Health Professionals has revealed a growing demand for nurturing new models of professional action within the Brazilian Family Health Strategy. These models must reinforce principles such as comprehensive care; focus on population needs and health responsibility over the catchment territories, as well as establishing relationships in order to provide health care and foster teamwork. This study happens in a context of government investment in Multiprofessional Residencies in Family Health and the strategy of the Family Health Support multiprofessional teams that were designed to assist Family Health Teams. This inquiry has as its object of study the Multiprofessional Residency in Family and Community Health (MRFCH) of Fortaleza, Ceará, Brazil. The general aim was analyzing and understanding how the processes of social learning within this program emerged from of the participants’ practices, using the theory of Communities of Practice as the theoretical frame. At the moment of our research, the MRFCH consisted of a schedule of in-service training of 28 residents in two years (R1 and R2) in six health professions: nursing, dentistry, physiotherapy, psychology, nutrition and social work. The subjects of this study were residents, health profession tutors and territory tutors. The methodology consisted of focal groups with R1, R2 and tutors, as well as field observations of the interactions between residents and tutors within Family Health Centers. The theoretical frame of reference for our analysis was the theory of Communities of Practice by Etienne Wenger. This theory encompasses aspects of social learning that are supported by social practice and describes the building of such communities. From this perspective we divided the results in four analytical dimensions: 1. Learning as belonging: the power of community; 2. Learning as becoming: the power of identity; 3. Learning while doing: the power of practice; and 4. Learning from experience: the power of meaning. As results, it was clear that the MRFCH constitutes itself as a Community of Practice, since it presents with shared repertoires, mutual engagement and joint enterprises that were based in the Family Health Strategy. The varied trajectories from the community participants in this context presented as a dialogical temporal relationship that reinvented several forms of acting and daring in the Residency. The products from the Residency were often nominated by their participants as elements of creation, synthesis and solidity of their own practice while action-reflection subjects. These different products encompass different accomplishments, from activities that were achieved in the interaction with users and other health professionals to conceptions about health that were brought to new dimensions with practice. Interprofessionality and interdisciplinarity were stressed as possible local solutions for health problems that happen in practice. Last, we observed that the places within the MRFCH are largely dialogic, with meaning negotiations that emerge in all encounters between learning partners and within the limits and frontiers of this Community of Practice.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7271
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