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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72616| Tipo: | TCC |
| Título: | Estudo da percepção dos conhecimentos sobre educação financeira e gestão das finanças pessoais para uma turma do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza - CE |
| Autor(es): | Santos Junior, Ângelo Teixeira |
| Orientador: | Silva, José Henrique Félix |
| Palavras-chave: | Educação financeira;Finanças pessoais;Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
| Data do documento: | 2022 |
| Citação: | SANTOS JUNIOR, Ângelo Teixeira. Estudo da percepção dos conhecimentos sobre educação financeira e gestão das finanças pessoais para uma turma do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza - CE . 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
| Resumo: | A educação financeira constitui um elemento de fundamental importância para criar nos indivíduos uma postura mais crítica e consciente no processo de tomadas de decisões sobre o controle e planejamento de suas finanças pessoais. Assim, sendo, a pesquisa desenvolvida, foi elaborada tendo como objetivo geral verificar de que forma a aquisição dos conhecimentos sobre educação financeira pode melhorar as decisões financeiras relativas à gestão do orçamento familiar e a realização mais eficiente de investimentos e melhor gestão do patrimônio. Como objetivos específicos, estudou-se o perfil dos alunos respondentes sobre seus conhecimentos em educação financeira e o perfil de suas decisões relativas à gastos com compras de bens e serviços, tipo de endividamento, as fontes de informações sobre educação financeira e os tipos de aplicações financeiras da preferência dos respondentes. Aplicou-se um questionário para um total de 42 alunos de cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola pública de Fortaleza – CE. De forma geral, constatou-se que apesar dos alunos respondentes terem uma avaliação positiva acerca da importância de se obter conhecimentos em educação financeira e matemática financeira, eles ainda carecem, de certa forma, de uma educação financeira mais formal, que possibilite a eles evitarem situação de recorrente endividamento, dado que a maioria deles estão com algum tipo de dívida de cartão de crédito, cheque especial ou financiamento e a maioria deles não fez algum curso formal de educação financeira. Outro fato importante observado é que as limitações dos respondentes sobre temas de educação financeira, faz com que ao não ter um conhecimento mais detalhado sobre produtos do mercado financeiro, acabam por optarem por tipos de aplicações financeiras e investimentos mais conservadores em renda fixa e não diversificam suas operações financeiras que poderiam lhe possibilitar maior retorno financeiro. |
| Abstract: | Financial education is an element of fundamental importance to create in individuals a more critical and conscious posture in the decision-making process regarding the control and planning of their personal finances. Thus, the research developed was elaborated with the general objective of verifying how the acquisition of knowledge about financial education can improve financial decisions related to the management of the family budget and the more efficient realization of investments and better management of assets. As specific objectives, we studied the profile of the respondent students about their knowledge in financial education and the profile of their decisions regarding spending on purchases of goods and services, type of indebtedness, sources of information on financial education and types of applications. preferred by respondents. A questionnaire was applied to a total of 42 students from Youth and Adult Education (EJA) courses in a public school in Fortaleza - CE. In general, it was found that although the responding students have a positive assessment of the importance of obtaining knowledge in financial education and financial mathematics, they still lack, in a way, a more formal financial education, which allows them to avoid situation of recurrent indebtedness, given that most of them have some type of credit card debt, overdraft or financing and most of them have not taken any formal financial education course. Another important fact observed is that the limitations of the respondents on financial education topics means that, when they do not have a more detailed knowledge of financial market products, they end up opting for more conservative types of financial investments and investments in fixed income and do not diversify. your financial operations that could provide you with greater financial returns. |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72616 |
| Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
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