Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72449
Tipo: | Dissertação |
Título: | Metodologias de ensino e ferramentas tecnológicas para o professor de matemática abordar áreas de polígonos |
Título em inglês: | Teaching methodologies and technological tools for the mathematics teacher to approach areas of polygons |
Autor(es): | Queiroz, Plácido Anthony Lima Martins |
Orientador: | Melo, Marcelo Ferreira de |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino;Polígonos;Metodologia ativa de aprendizagem;Tecnologia educacional;Mathematics - Study and teaching;Polygons;Active learning methodology;Educational technology |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | QUEIROZ, Plácido Anthony Lima Martins. Metodologias de ensino e ferramentas tecnológicas para o professor de matemática abordar áreas de polígonos. 2023. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado aborda a presença cada vez mais frequente da cultura digital na sociedade e destaca a importância do professor de matemática se adequar a essa nova realidade, especialmente no preparo e na condução de suas aulas. O trabalho tem como foco o ensino da geometria plana, mais especificamente o conteúdo de áreas de polígonos, por se tratar de um dos mais cobrados no ENEM e por ser considerado crítico em habilidades e competências avaliadas pelo SPAECE. Além disso, a escolha do conteúdo se justifica pela sua importância no desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos. O trabalho também apresenta técnicas pedagógicas disruptivas para o corpo docente, visando a reformulação e revisão de seus métodos de ensino, apresentando metodologias inovadoras. O objetivo é que os alunos construam os conceitos e as abstrações matemáticas de maneira mais efetiva, por meio de metodologias ativas, que se apropriam da teoria do construtivismo, no qual o aluno constrói o conhecimento sendo o centro do processo. A dissertação visa também formar professores que dominem conhecimentos, mas que também aprendam a pensar, a correlacionar teoria e prática. Os docentes devem buscar transformar suas práticas, acompanhando o avanço tecnológico e científico, visto que a tecnologia hoje é capaz de integrar todos os espaços e tempos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, impressão em 3D, Geogebra e Kahoot serão algumas ferramentas apresentadas ao professor, assim como diversas estratégias e atividades a serem utilizadas em sala de aula. |
Abstract: | This master's thesis addresses the increasingly frequent presence of digital culture in society and highlights the importance of the mathematics teacher adapting to this new reality, especially in preparing and conducting their classes. The work focuses on teaching of plane geometry, more specifically the content of polygon areas, as it is a one of the most charged in ENEM and for being considered critical in skills and competences evaluated by SPAECE. In addition, the choice of content is justified by its importance in the development of students' geometric thinking. The work also presents techniques disruptive pedagogical practices for the teaching staff, aiming at reformulating and revising their methods of teaching, presenting innovative methodologies. The aim is for students to build mathematical concepts and abstractions more effectively, through active methodologies, that appropriate the theory of constructivism, in which the student builds knowledge being the center of the process. The dissertation also aims to train teachers who master knowledge, but that they also learn to think, to correlate theory and practice. The teachers must seek to transform their practices, following the technological and scientific advances, since the technology today is able to integrate all spaces and times, facilitating the teaching process and learning. So 3D printing, Geogebra and Kahoot will be some tools presented to the teacher, as well as several strategies and activities to be used in classroom. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72449 |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_palmqueiroz.pdf | 5,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.