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Tipo: Dissertação
Título: Revisão sistemática da influência do sono da aquisição de habilidades motoras em crianças sem transtorno cognitivo e/ou motor
Autor(es): Marques Filho, José Messias Vieira
Orientador: Bruin, Pedro Felipe Carvalhedo de
Palavras-chave: Crianças;Sono;Transtornos Motores
Data do documento: 31-Mar-2023
Citação: MARQUES FILHO, José Messias Vieira. Revisão sistemática da influência do sono da aquisição de habilidades motoras em crianças sem transtorno cognitivo e/ou motor. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72410. Acesso em: 22 maio 2023.
Resumo: Estudos prévios sugerem que o sono desempenha papel importante na consolidação da memória, tanto declarativa (memória consciente) quanto procedimental (memória não consciente). Em adultos, existem relatos de que o sono após a prática de uma nova habilidade motora apóia a consolidação da memória procedimental. Entretanto, na criança, efeitos do sono na consolidação da memória deste tipo de memória permanecem em aberto. O objetivo deste estudo foi sintetizar as evidências relativas à influência do sono sobre a aquisição de habilidade motora em crianças sem transtorno cognitivo e/ou motor. Foi conduzida uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas Pub Med, Cochrane, Embase e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A pesquisa foi realizada até o dia 10 de julho de 2022. A revisão foi registrada no registro prospectivo internacional de revisões sistemáticas PROSPERO (identificador: CRD42022363868). Os critérios de elegibilidade incluíram ensaios clínicos controlados sobre a influência do sono na aquisição de habilidades motoras em crianças com idade ≤ 12 anos, sem transtorno cognitivo e/ou motor, com grupo controle de crianças não submetidas a período de sono. Foram recuperados inicialmente 7241 estudos, dos quais nove foram incluídos na revisão sistemática, envolvendo um total de 468 crianças. Os resultados sugerem que a aquisição de uma habilidade motora melhora após um período de sono diurno e/ou noturno, quando comparado ao grupo que não dormiu. Foram verificadas diferenças substanciais em relação aos tipos de tarefa motora. A qualidade metodológica, avaliada através da ferramenta Risk of Bias 2 (RoB 2) da Cochrane, indicou alto risco de viés para todos os estudos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72410
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