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Tipo: Dissertação
Título: Fortaleza, uma cidade negra na “Terra da Luz”: ensino de história e memórias do pós-abolição no enfrentamento à invisibilização afrocearense
Título em inglês: Fortaleza, a black city in The Land of Light teaching history and memories post-abolition facing afrocearan invisibility
Autor(es): Barreto, Héctor Cândido Oliveira
Orientador: Ribard, Franck Pierre Gilbert
Palavras-chave: Ensino de História;Relações étnico raciais;Memória;Identidade;Pós-abolição
Data do documento: 2023
Citação: BARRETO, Héctor Cândido Oliveira. Fortaleza, uma cidade negra na “Terra da Luz”: ensino de história e memórias do pós-abolição no enfrentamento à invisibilização afrocearense. Orientador: Franck Pierre Gilbert Ribard. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Essa dissertação teve por objetivo investigar a formação de uma memória social e suas representações sobre a escravidão e o pós-abolição cearense a partir da análise e problematização dos discursos publicados na revista do Instituto Histórico do Ceará em 1984, I centenário da abolição da escravatura no Ceará e que impactou num ensino de história do Ceará voltado à branquitude. Uma narrativa hegemônica que, quando não invisibilizou, desqualificou a função social do negro tanto quanto o estigmatizou, associando-o à escravidão, à subserviência e à incapacidade intelectual quase como uma relação inerente. Contribuindo para a (re)produção de um conhecimento histórico escolar pautado nos discursos raciais presentes nessa produção, afirmando uma historiografia racializada que patrocinou uma memorialização sobre os negros cearenses vinculada à escravidão, estruturando uma imagem de inferiorização racial e de uma identidade vitimista, vexatória, humilhante e intrinsecamente relacionada a escravidão. A pesquisa se desenvolve una problematização da estruturação de um racismo local que atravessou todos estes pontos, produzindo em seu seio, um letramento pelo ensino, embebido de segregação racial e uma espécie de inferioridade natural relegada a pessoas negras. Através de uma proposta de educação para as relações étnico raciais, tecemos enfrentamentos ideológicos a constituição de paradigmas ocidentais que promoveram a naturalização do afastamento da negritude em nossas salas de aulas. Por fim, propomos uma sequência didática através de aulas oficinas que visa o mapeamento da negritude fortalezense a partir de um banco de referências afro brasileiras desenvolvido por estudantes da educação básica pública, no qual possam estar representados: comunidades, personagens, eventos e sociabilidades negras na cidade de Fortaleza. Material que será orientador de trabalhos em sala de aula na abordagem de conceitos como: memória e história da escravidão e pós-abolição, identidades, racismo e territorialidades, trazendo para o visível coletivos, sujeitos e sociabilidades negras, cotidianamente invisibilizados e sendo contributivo para mapeamento e representatividade frente ao campo proposto.
Abstract: This dissertation aimed to investi gate the fo rmation of a social memo ry and its epresentations about slavery and post abolition Ce ará from the analysis and problematizati on of the speeches published in the journal of the Historical Institute of Ceará in 1984, the first centennial of the a bolition of slavery in Ceará and which mpacted on a whiteness oriented teaching of Ceará's his to ry. A hegemonic narrative t hat, when not invisibilized, disqualified the soci al function of the black as much as it stigmatized him, associating him to slavery , subservie nce and intellectual incapacity almost as aninherent relationship. Contributing to the (re)production of a schoo l historical now ledge based on racial discourses present in this pro duction, affirming a racialized istoriography that sponsored a memorializ ation about the blacks from Ceará linked to slavery, structuring an image of racial in feriorization and of a victimized, vexatious, humiliating identity intrinsica llyrelated to slavery. The research developed in the problematization of the structur ing of a local racism that cros sed all these points, producingin its core, a literacy through education, embedded with racial segregation and a kind of natural inferiority relegated to bla ck people. Through a proposal of education for ethno racial relations, we weave ideological confrontations with the constitution of Western paradigms that have promoted the naturalization of the estrangement of blackness in our classroom s. Finally, we propose a didactic sequence through class workshops that aims the mapping of the black fortress from a bank of Afro Brazilian references de veloped by students of public basic education, which maybe represented: communities, characters, events and black so ciabilities in the city of Fortaleza. It is a guiding material for classro om work in the approach to concepts such as memory and history of slavery and post a bolition, identities, racism and territorialities, bringing to the visible black collectives, subjects and sociabilities, daily invisibilized and being contribut ory to mapping and representativeness in the proposed field.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72014
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