Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71451
Tipo: TCC
Título: Incentivos fiscais da SUDENE: análise comparativa dos impactos sobre as economias do Nordeste e do estado do Ceará
Autor(es): Melo, Wladia Castelo Branco
Orientador: Lemos, José de Jesus Sousa
Palavras-chave: Incentivos fiscais - Ceará;Desenvolvimento econômico
Data do documento: 2008
Citação: MELO, Wladia Castelo Branco. Incentivos fiscais da SUDENE: análise comparativa dos impactos sobre as economias do Nordeste e do estado do Ceará. 2008. 49 f. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
Resumo: O presente trabalho visa aferir a influência dos incentivos fiscais administrados pela SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) para a região Nordeste, especificamente para o estado do Ceará. Utilizaremos instrumentos quantitativos e qualitativos, a fim de ilustrar que houve crescimento na Região que antes era refém do Setor agrícola, tanto no nível das exportações como na subsistência das famílias que ali habitavam. O pensamento do economista Celso furtado se manifestou na elaboração dos projetos e na alocação dos recursos financeiros para o Nordeste brasileiro. Conclui-se que um norte foi estabelecido, mudanças foram percebidas; e a Economia, enquanto ciência, tem nas politicas públicas um fecundo mecanismo para a transformação econômica e social. A existência da SUDENE é um produto disso.
Abstract: This paper aims to verify the influence of the fiscal incentives, derived from SUDENE (FEDERAL AGENCY FOR ECONOMIC DEVELOPMENT OF NORTHEAST) to Northeast of Brazil specifically to Ceará State. We will develope quantitative and qualitative analysis, in order to show how this specifically area who was deficient in agricultural sector such in its levels of exportation as in family's subsistence had grown. The perspective of the economist Celso Furtado has appeared in projects and in financial resources sharing. The study concludes that some changes were made and as long as Economics is taken as Science we will have on public policy a way to make some economical e social transformations. SUDENE's existence is a product of this.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71451
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tcc_wcbmelo.pdf19,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.