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Tipo: Tese
Título: Influência do Conselho de Administração na relação entre as conexões políticas e a manipulação de resultados
Autor(es): Maia, Ana Jeniffer Rebouças
Orientador: De Luca, Márcia Martins Mendes
Palavras-chave: Politica organizacional;Conselhos de fiscalização profissional - Administração;Análise de riscos;Cultura política
Data do documento: 2023
Citação: MAIA, A. J. R. Influência do Conselho de Administração na relação entre as conexões políticas e a manipulação de resultados. 2023. 131 f. Tese (Doutorado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, 2023.
Resumo: Neste estudo, ao analisar as conexões políticas sob a fundamentação da Teoria da Agência, sugere-se que as tais conexões estão relacionadas positivamente com práticas de manipulação de resultados, mensuradas a partir do gerenciamento baseado nos accruals e do gerenciamento das atividades operacionais. Como uma forma de atenuar as práticas oportunistas que podem ser derivadas das conexões políticas, espera-se que a associação entre as conexões políticas e as práticas de manipulação de resultados sejam mais fracas em função de determinadas características do conselho de administração, tais como tamanho, expertise, participação feminina e independência do órgão, além da dualidade de funções do CEO. Assim, o estudo tem o objetivo de avaliar a influência do conselho de administração na relação entre as conexões políticas e a manipulação de resultados das empresas pertencentes ao índice S&P 500. Utilizando-se de procedimento documental, com a aplicação das ferramentas de estatística descritiva, teste de diferenças de médias e análise de regressão linear múltipla para tratamento dos dados (1.554 observações), que envolvem o período de 2015 a 2020 de 259 empresas pertencentes ao índice S&P 500, observou-se influência positiva e significativa do Lobbying corporativo no gerenciamento de resultados por accruals e, além do Lobbying corporativo afetar positivamente o gerenciamento de resultados por atividades operacionais, este também é impactado positivamente pelo background político do conselho de administração. Por sua vez, ao inserir as características do conselho de administração na regressão, os achados sinalizam que alguns mecanismos de controle inerentes ao órgão, individuais ou interagidos com as métricas de conexão política, tendem a reduzir a manipulação de resultados. Os resultados sinalizam que a associação positiva entre as conexões políticas e o gerenciamento de resultados por accruals é mais fraca para as empresas dependendo das características do conselho de administração relacionadas ao tamanho e à participação feminina no CA, bem como a interação da independência do CA com o Lobbying. Por sua vez, verificou-se que a participação feminina no CA, quando analisada individualmente, tem efeito na relação entre as conexões políticas e o gerenciamento de resultados por atividades operacionais, assim como a interação do tamanho do CA com o Lobbying corporativo. As análises das variáveis e das relações deste estudo devem ser feitas com cautela, tendo em vista que os resultados variaram quando os modelos foram rodados a partir do setor de atuação e do nível de gerenciamento de resultados, considerando-se os quartis. Sob a perspectiva teórica, os achados da pesquisa confirmam os prognósticos da Teoria da Agência, além de contribuir para a literatura, empresas e investidores.
Abstract: In this study, when analyzing the political connections based on the Agency Theory, it is suggested that such connections are positively related to earnings manipulation practices, measured from the management based on accruals and the management of operational activities. As a way of mitigating the opportunistic practices that may be derived from political connections, it is expected that the association between political connections and match-fixing practices will be weaker due to certain characteristics of the board of directors, such as size, expertise, female participation and independence of the body, in addition to the dual role of the CEO. Thus, the study aims to evaluate the influence of the board of directors on the relationship between political connections and the manipulation of results of companies belonging to the S&P 500 index. Using a documental procedure, with the application of descriptive statistics tools, test of differences in means and multiple linear regression analysis for data treatment (1,554 observations), involving the period from 2015 to 2020 of 259 companies belonging to the S&P 500 index, there was a positive and significant influence of corporate lobbying on the management of earnings by accruals and, in addition to corporate lobbying positively affecting earnings management by operating activities, this is also positively impacted by the political background of the board of directors. In turn, when inserting the characteristics of the board of directors in the regression, the findings indicate that some control mechanisms inherent to the body, individual or interacting with the political connection metrics, tend to reduce the manipulation of results. The results indicate that the positive association between political connections and earnings management by accruals is weaker for companies depending on the characteristics of the board of directors related to size and female participation in the board, as well as the interaction of board independence with the Lobbying. In turn, it was found that female participation in the Board of Directors, when analyzed individually, has an effect on the relationship between political connections and earnings management by operational activities, as well as the interaction of Board size with Corporate Lobbying. The analyzes of the variables and relationships in this study must be carried out with caution, bearing in mind that the results varied when the models were run based on the sector in which they operate and the level of earnings management, considering the quartiles. From a theoretical perspective, the research findings confirm the predictions of Agency Theory, in addition to contributing to the literature, companies and investors.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71328
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