Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70816
Tipo: TCC
Título: Biorremediação do efluente proveniente da carcinicultura por microalgas
Autor(es): Bezerra, João Henrique Cavalcante
Orientador: Farias, Wladimir Ronald Lobo
Palavras-chave: Microalgas;Efluente de carcinicultura;Taxa de redução da amônia
Data do documento: 2011
Citação: BEZERRA, João Henrique Cavalcante. Biorremediação do efluente proveniente da carcinicultura por microalgas. 2011. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumo: Como toda pratica de cultivo intensivo causa impactos, a carcinicultura tem gerado vários impactos ambientais, maior parte dos empreendimentos voltados a essa atividade não utilizar um manejo adequado para seus efluentes. O objetivo deste trabalho foi cultivar as microalgas Nannochloropsisoculata, Phaedactylum tricornutum e Spirulinaplatensis em um efluente da carcinicultura e avaliar a taxa de redução da amônia presente na água, dessa forma encontrar uma alternativa para redução de impactos ambientais em corpos receptores de água. Foram realizados três tratamentos com quatro repetições, nos quais as microalgas foram cultivadas em efluente de carcinicultura ricos em amônia. Foram observada taxas de redução de amônia de 97.98 ± 0.55, 96,9 ± 0,02 e 97.37 ± 1.85% para N. oculata P. tricornutum, S. platensis respectivamente
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70816
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_jhcbezerra.pdf206,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.