Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70784
Tipo: Dissertação
Título: Validação de um método para análise de bisfenol A e ftalatos em água potável usando a cromatografia líquida de alta eficiência com detecção por arranjo de diodos (HPLC-DAD)
Título em inglês: Validation of a method for the analysis of bisphenol A and phthalates in drinking water using high performance liquid chromatography with diode array detection (HPLC-DAD)
Autor(es): Costa, Rouse da Silva
Orientador: Nascimento, Ronaldo Ferreira do
Palavras-chave: Cromatografia líquida;Validação de método;Bisfenol A;Ftalatos
Data do documento: 2021
Citação: COSTA, Rouse da Silva. Validação de um método para análise de bisfenol A e ftalatos em água potável usando a cromatografia líquida de alta eficiência com detecção por arranjo de diodos (HPLC-DAD). 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O plástico tem uma ampla aplicação prática, devido ao baixo custo e à sua versatilidade. O custo reduzido comparado a outros materiais torna os produtos plásticos mais acessíveis à população. Em sua composição tem substâncias, conhecidas como aditivos, que conferem propriedades desejáveis ao material plástico, entre esses aditivos estão o bisfenol A (BPA) e os ftalatos (EFs) que são contaminantes desreguladores endócrinos que ganharam destaque devido ao seu potencial risco à saúde humana. Tendo em vista que esses contaminantes, BPA e EFs, estão presentes nas embalagens plásticas, precisam ser monitorados, o presente trabalho desenvolveu e validou um método para análise desses contaminantes em água engarrafada. O método se mostrou seletivo para os analitos estudados. Os dados obtidos são homocedásticos sendo a regressão linear simples adequada para obtenção das equações da reta. A maioria dos coeficientes lineares é não significativo para a equação da reta dos analitos tanto no solvente quanto na matriz. Ocorreu efeito matriz somente para o DBP. Os limites de detecção para o BPA, BBP e DBP obtidos foram 3,96; 6,41 e 12,63 µg L-1, respectivamente. Os limites de quantificação obtidos foram 13,08; 21,16 e 41,68 µg L-1, respectivamente. Limites esses satisfatórios quando comparados a literatura. A precisão e exatidão do método foram satisfatórias.
Abstract: O plástico tem uma ampla aplicação prática, devido ao baixo custo e à sua versatilidade. O custo reduzido comparado a outros materiais torna os produtos plásticos mais acessíveis à população. Em sua composição tem substâncias, conhecidas como aditivos, que conferem propriedades desejáveis ao material plástico, entre esses aditivos estão o bisfenol A (BPA) e os ftalatos (EFs) que são contaminantes desreguladores endócrinos que ganharam destaque devido ao seu potencial risco à saúde humana. Tendo em vista que esses contaminantes, BPA e EFs, estão presentes nas embalagens plásticas, precisam ser monitorados, o presente trabalho desenvolveu e validou um método para análise desses contaminantes em água engarrafada. O método se mostrou seletivo para os analitos estudados. Os dados obtidos são homocedásticos sendo a regressão linear simples adequada para obtenção das equações da reta. A maioria dos coeficientes lineares é não significativo para a equação da reta dos analitos tanto no solvente quanto na matriz. Ocorreu efeito matriz somente para o DBP. Os limites de detecção para o BPA, BBP e DBP obtidos foram 3,96; 6,41 e 12,63 µg L-1, respectivamente. Os limites de quantificação obtidos foram 13,08; 21,16 e 41,68 µg L-1, respectivamente. Limites esses satisfatórios quando comparados a literatura. A precisão e exatidão do método foram satisfatórias.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70784
Aparece nas coleções:DQAFQ - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_rscosta.pdf989,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.