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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Modelagem computacional de ressalto hidráulico em canal urbano
Título em inglês: Computer modeling of hydraulic jump in urban channel
Autor(es): Cavalcante, Francisco Guedes
Tavares, Paulo Roberto Lacerda
Fernandes, Renato de Oliveira
Sá, Pétrus Eduardo Feliciano de
Palavras-chave: Ressalto hidráulico;HEC-RAS;Rugosidade
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista DAE
Citação: TAVARES, P. R. L. et al. Modelagem computacional de ressalto hidráulico em canal urbano. Revista DAE, São Paulo, v. 67, v. 218, p. 7-16, jul./set. 2019. DOI: https://doi.org/10.4322/dae.2019.028
Resumo: Com o objetivo de avaliar o processo de transição de regime, apresentam-se discussões sobre a geração de ressalto hidráulico em um canal urbano, avaliando os efeitos da variação de rugosidade das paredes e da declividade longitudinal do canal, por meio de modelagem computacional, utilizando o software HEC-RAS. De forma específica, analisam-se simulações na porção artificial de canal do rio Granjeiro, localizado no município o Crato, no Estado do Ceará, Brasil. Considerando que o canal se caracteriza, longitudinalmente, por dois trechos com declividades diferentes, foram avaliados cenários com diferentes rugosidades da parede do canal. A análise evidenciou que a modificação na rugosidade por meio de uma completa reforma nas paredes do canal desloca a formação do ressalto hidráulico para uma posição 340 m a jusante, mas ainda localizando-se na parte urbana do canal.
Abstract: In order to evaluate the regime transition process, we present discussions about the hydraulic jump generation in an urban canal, evaluating the effects of the wall roughness variation and the longitudinal slope of the canal, through computational modeling, using the software HEC-RAS. Specifically, simulations are analyzed in the artificial portion of the Granjeiro river channel, located in the city of Crato, State of Ceará, Brazil. Considering that the channel is characterized, longitudinally, by two stretches with different slopes, and scenarios with different roughness of the channel wall were evaluated. The analysis showed that the change in roughness through a complete remodeling of the canal walls displaces the formation of the hydraulic jump to a position 340 m downstream, but still located in the urban part of the canal.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70702
ISSN: 2675-4959
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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