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Tipo: Dissertação
Título: O impacto das representações de médicos, farmacêuticos e consumidores no uso dos medicamentos de marca e genéricos
Título em inglês: The impact of representations of doctors, pharmacists and consumers in the use of brand name drugs and generic
Autor(es): Monteiro, Nilo Sergio Duarte
Orientador: González Rey, Fernando Luis
Palavras-chave: Medicamentos de Referência;Medicamentos Genéricos;Saúde Pública
Data do documento: 2002
Citação: MONTEIRO, N. S. D. O impacto das representações de médicos, farmacêuticos e consumidores no uso dos medicamentos de marca e genéricos. 2002. 117 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina, Fortaleza, 2002.
Resumo: O presente trabalho investiga o impacto das representações de médicos, farmacêuticos e consumidores no uso dos medicamentos de marca e genéricos. Nesta construção buscou-se evidenciar as contradições, crenças e valores inseridos na subjetividade das categorias acima referidas. Procuramos analisar o impacto da introdução dos medicamentos genéricos no mercado e suas conseqüências no contexto da relação das categorias citadas. Explorou-se também a lógica do mercado farmacêutico e seu grau de influência sobre a população, principalmente, sobre os prescritores. A metodologia utilizada baseou-se na análise qualitativa com ênfase na epistemologia construtiva – interpretativa. Os instrumentos utilizados na obtenção das informações estão inseridos no espírito da metodologia. A leitura da história da prática médica foi esclarecedora do ponto de vista do questionamento sobre o processo da medicalização e dependência tecnológica da medicina científica e biológica. As informações resultantes da análise do conteúdo evidenciaram que o medicamento continua sendo o elemento principal na complexa relação médico-paciente, com todas as conseqüências positivas e negativas desse uso. No imaginário popular, ele é o elemento chave, que conceituamos como “ligamem” na complexa rede de relações que se instaura, vinculando médicos, farmacêuticos e consumidores. Está eivado de aspectos mágicos, concentrando em si, complexa rede de representações sociais que se reportam a múltiplas dimensões políticas, culturais e psicosociais dos sujeitos, visto, sobretudo pelos consumidores como elemento mágico se inserindo fortemente sobre suas representações sociais do adoecer e assumindo um lugar de destaque numa prática médica que, apesar das contradições e tentativas de ultrapassagem que aponta, apresenta-se cada vez mais iatrogênica e distante do humanismo pretendido.
Abstract: The present study looked for the evidences on the contradictions, believes, and values subjectively implied in the use that doctors, pharmacists, and consumers, made of medicinal drugs. We tried to analyze the impact of generic drugs in the market as well as its consequences in the context of the relationship among the classes mentioned above. We also studied the mechanism of the pharmaceutical market, and the level of influence over the population, especially on those who issue the prescriptions. The methodology applied was based upon a qualitative approach, with emphasis on the constructive-interpretative epistemology. The historic review done on the history of the medical practice brought light to our study from the point of view of questioning the process of medicine orientation and the technological dependence of the scientific and biological medicine. The information resulting from the analysis on the meaning content proved that medicinal drugs remain the main element in the complex relationship doctor-patient, with all its positive and negative consequences. People imagine that medicinal drugs consist of the magical element in the healing process implied in the medical practice, more and more iatrogenic and distant from de intended humanism.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7063
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