Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70585
Tipo: TCC
Título: A chegada de Pudim: projeto gráfico de livro para uma melhor relação entre crianças e cães
Autor(es): Cavalcante, Luciana do Vale
Orientador: Rodrigues, Lia Alcântara
Palavras-chave: Projeto Editorial Infantil;Livro Ilustrado;Ilustração Informativa;Ensino Infantil;Convivência com Animais
Data do documento: 2022
Citação: CAVALCANTE, L. V. A Chegada de Pudim: projeto gráfico de livro para uma melhor relação entre crianças e cães. 2022. 110 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022
Resumo: Este projeto foi formulado com o objetivo de fazer com que crianças que tivessem dificuldades para interagir com cães, seja por medo ou por alegria exagerados, pudessem compreender melhor esses animais e, desse modo, ter uma melhor convivência com eles, dentro e fora de casa. O método de design escolhido para conseguir solucionar esse problema foi a criação de um livro infantil ilustrado que possuísse uma narrativa educativa com uma parte mais prática, de maneira que as crianças teriam a chance de desenvolver brinquedos para interagir com os animais. Assim, através de uma pesquisa aprofundada sobre a história dos cães com os seres humanos e sobre as vantagens de manter saudável esta convivência, somando-se a isso uma etapa de estudos sobre a evolução do livro infantil dentro e fora do Brasil e sua importância na educação de crianças, teve-se como resultado um livro com ilustrações chamativas, uma narrativa simples, mas didática, e tarefas atraentes e divertidas, tornando agradável um aprendizado que geralmente seria taxado pelo público mais jovem de cansativo ou que soaria para ele como mera obrigação. Conclui-se que, ao desenvolver uma publicação com foco educacional sobre este relacionamento, é possível criar uma relação de empatia e de respeito entre o leitor e os cães, fazendo com que a criança compreenda melhor alguns dos sentimentos destes animais e possa, portanto, tratá-los adequadamente.
Abstract: This project was made to make it possible for children who have difficulties interacting with dogs (whether due to exaggerated fear or joy) to understand them better and, therefore, to have a finer relationship with them inside and outside the house. The design method chosen to solve this problem was the creation of an illustrated children's book that had an educational narrative with a more practical part, where they would get the chance to develop toys to interact with the animals. Thus, through in-depth research on the history of dogs with humans and the advantages of maintaining this coexistence and the second stage of studies on the evolution of children's books inside and outside Brazil and its importance in the education of children, it was possible to get, as a result, a book with striking illustrations, a simple but didactic narrative and attractive and fun tasks, turning something that younger people would usually see as tiring or an obligation into a pleasant learning experience. It is concluded that, developing a publication with an educational focus on this relationship, there is a possibility to create a connection of empathy and respect between the reader and the dogs, resulting in a better understanding of some of the feelings of these animals and, therefore, the ability to treat them properly.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70585
Aparece nas coleções:DESIGN - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_lvcavalcante.pdf92,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.