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Tipo: Dissertação
Título : Validação de um manual educativo para pacientes com doença de Parkinson
Autor : Bonfadini, Janine de Carvalho
Tutor: Braga Neto, Pedro
Palabras clave : Doença de Parkinson;Educação em Saúde;Estudo de Validação;Letramento em Saúde;Tecnologia Educacional
Fecha de publicación : 26-ene-2023
Citación : BONFADINI, Janine de Carvalho. Validação de um manual educativo para pacientes com doença de Parkinson. 2023. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70442. Acesso em: 03 fev. 2023.
Resumen en portugués brasileño: Objetivo: Desenvolver e validar material educativo no formato de manual impresso destinado às pessoas com doença de Parkinson para facilitar o entendimento sobre sua condição de saúde, incluindo quadro clínico, tratamento e terapêutica não farmacológica. Método: Estudo metodológico com abordagem quantitativa e qualitativa desenvolvido em três etapas: desenvolvimento do manual, validação por especialistas e validação pelo público-alvo. O manual foi desenvolvido por profissionais de saúde e submetido à validação de especialistas e pacientes com doença de Parkinson. O manual Viver com Parkinson aborda os sintomas, o tratamento, as complicações e as estratégias de enfrentamento da doença de Parkinson. Resultados: O material obteve nível de concordância de 90,93% pelo julgamento dos especialistas e de 98,66% pelo público-alvo, sendo classificado com conceituação máxima por ambos os grupos. Os pacientes consideraram o manual informativo, explicativo e motivador para ações de autocuidado. Conclusão: O manual educativo mostrou-se válido quanto ao conteúdo e à aparência. Trata-se de um material acessível e atraente para as pessoas com doença de Parkinson, promovendo o entendimento da doença e apresentando estratégias de enfrentamento com possíveis repercussões na qualidade de vida.
Abstract: Objective: To develop and validate educational material for people with Parkinson's disease to facilitate understanding of their condition, including clinical status, treatment and non- pharmacological therapeutic measures. Method: Methodological study with a quantitative and qualitative approach developed in three stages: construction of the manual, validation by experts and validation by the target audience. The manual was developed by health professionals and submitted to the validation of specialists and patients with Parkinson's disease. The manual addresses motor and non-motor symptoms, treatment, complications and coping strategies for Parkinson's disease. Results: The material obtained an agreement level of 90.93% by the experts' judgment and 98.66% by the target audience, being classified with maximum conceptualization by both groups. Patients considered the manual informative, explanatory and motivating for self-care actions. Conclusion: The educational manual proved to be valid in terms of content and appearance. It is an accessible and attractive material for people with Parkinson's disease and their families, which promotes understanding of the disease and presents coping strategies with possible repercussions on quality of life.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70442
Aparece en las colecciones: DMC - Dissertações defendidas na UFC

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