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Tipo: Dissertação
Título: Utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação e preservação de recursos educacionais digitais produzidos durante o ensino remoto emergencial na área de saúde
Autor(es): Menezes, Ednaene de
Orientador: Silva, Andréa Soares Rocha da
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial;Rrecursos educacionais digitais;Tecnologias digitais da informação e comunicação;Emergency remote teaching;Digital educational resources;Digital information and communication technologies
Data do documento: 2022
Citação: MENEZES, Ednaene de. Utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação e preservação de recursos educacionais digitais produzidos durante o ensino remoto emergencial na área de saúde. Orientadora: Andréa Soares Rocha da Silva. 2022. 195 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A pandemia da Covid-19 causou mudanças drásticas em todos os setores da sociedade, em especial na área da Educação, cujo ensino passou pela transição do presencial para o remoto, por conta do isolamento social. O advento do Ensino Remoto Emergencial (ERE) levou professores e alunos a experimentarem novos formatos didático-metodológicos de ensino e de aprendizagem, intermediados pelo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Essa transição emergencial para aulas remotas gerou uma massiva produção de Recursos Educacionais Digitais (RED). Diante desse inusitado crescimento, questionou-se como os docentes estariam utilizando e preservando os RED por eles produzidos. Esta pesquisa, portanto, tem como objetivo geral analisar como se deu a utilização e a preservação dos RED produzidos pelos professores da área de Saúde na Universidade Federal do Ceará para atender ao Ensino Remoto Emergencial no contexto da pandemia da Covid-19. Trata-se de uma pesquisa aplicada e de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo exploratória e descritiva, segundo seus objetivos e documental, bibliográfica e de levantamento, de acordo com seus procedimentos. Como resultado, identificou-se alguns problemas enfrentados por alunos e professores durante o ERE, tais como: baixo nível no letramento digital, exclusão digital e pressão socioemocional. Metodologias didático-pedagógicas foram readequadas, ferramentas e plataformas foram experimentadas, atividades inclusivas/colaborativas foram implementadas e, assim, aos poucos, o processo de ensino e de aprendizagem foi voltando ao (novo) normal. Constatou-se um aumento na publicação de estudos relacionados ao ensino remoto e aos RED, porém uma escassez no que diz respeito à sua preservação. Averiguou-se, também, que a preservação desses RED realizada pelos professores não segue os padrões recomendados para garantir o acesso a longo prazo. Como conclusão, a pesquisa recomenda a adoção de plataformas e repositórios digitais para o armazenamento e a preservação adequados dos RED produzidos pelos professores.
Abstract: The Covid-19 pandemic has caused drastic changes in all areas of society, especially in the field of Education, whose teaching methodology has changed from face-to-face to remote, due to social isolation. The advent of Emergency Remote Teaching (ERE) has led teachers and students to try new didactic-methodological teaching and learning formats, mediated by Digital Information and Communication Technologies (TDIC). This compelling transition to remote classes resulted in a massive production of Digital Educational Resources (RED). Due to this unusual growth, it was questioned how teachers would be using and preserving the RED they produced. Thus, the present research intends to analyze the process through which the application and preservation of the RED produced by professors occurred in the Health area at the Federal University of Ceará, in order to attend the Emergency Remote Teaching in the context of the Covid-19 pandemic. In terms of methodological procedures, the present study is an applied and field research, with a qualitative and quantitative approach, being exploratory and descriptive according to its objectives, and documental, bibliographic and survey according to its procedures. In terms of findings, some problems faced by students and teachers during the ERE were identified, such as: low level of digital literacy, digital exclusion, and socio-emotional pressure. However, methodologies were re-adapted, tools and platforms were experimented, and inclusive/collaborative activities were implemented, and thus, gradually, the teaching and learning process was returning to the (new) normal. It was observed that there was an increasement in the publication of studies regarding remote teaching and RED, however, there are few publications regarding their preservation. It was also found that the preservation of these RED carried out by professors does not follow the recommended standards to guarantee long-term access. In conclusion, this research recommends the adoption of digital platforms and repositories for the adequate storage and preservation of the RED produced.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70370
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