Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69662
Tipo: Artigo de Evento
Título: Redução da quantidade de itens para estimação de proficiência em teste adaptativo computadorizado com filtro de Kalman
Autor(es): Albuquerque, Rafael Moreira
Cavalcante, Charles Casimiro
Lira, Jorge Herbert Soares de
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
Citação: ALBUQUERQUE, R. M.; CAVALCANTE, C. C.; LIRA, J. H. S. Redução da quantidade de itens para estimação de proficiência em teste adaptativo computadorizado com filtro de Kalman. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 33., 2022, Manaus. Anais... Manaus: SBC, 2022. p. 968-978.
Resumo: Avaliações em larga escala são importantes instrumentos não só na aferição da qualidade da educação, mas também na implementação de políticas educacionais. Contudo, apesar dos últimos avanços, avaliações em larga escala tradicionais ainda enfrentam problemáticas, como o tempo demandado para as instituições receberem suas devolutivas e a quantidade de itens no teste que por vezes é exaustiva. Diante desta limitação, propõe-se a implementação de um teste adaptativo computadorizado baseado na teoria de resposta ao item com a aplicação de um filtro de Kalman para a redução de itens do teste. Com isso, pode-se reduzir cerca de 70% da quantidade necessária de itens de um teste, quando comparado a um teste tradicional.
Abstract: Large-scale assessments are important instruments not only in measuring the quality of education, but also in implementing educational policies. However, despite the latest advances, traditional large-scale assessments still face problems, such as the time required for institutions to receive their feedback and the number of items in the test, which is sometimes exhaustive. To cope with this issue, we propose the implementation of a computerized adaptive test based on the item response theory with the application of a Kalman filter to reduce the number of test items. This makes it possible to reduce about 70% of the required number of items in a test, when compared to a traditional test.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69662
Aparece nas coleções:DETE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_eve_cccavalcante.pdf910,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.