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Tipo: Artigo de Evento
Título: Desenvolvimento de um método expedito para avaliação da imprimação betuminosa de rodovias
Autor(es): Almeida, Fernando Dácio de
Lima Filho, Sérgio Alexandre da Rocha
Barroso, Suelly Helena de Araújo
Bastos, Juceline Batista dos Santos
Palavras-chave: Engenharia de transportes
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Encontro de Asfalto
Citação: BARROSO, S. H. A. et al. Desenvolvimento de um método expedito para avaliação da imprimação betuminosa de rodovias. In: ENCONTRO DE ASFALTO, 21., 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2014. p. 1-10.
Resumo: A imprimação betuminosa é o resultado da aplicação de um ligante sobre a base de um pavimento com a finalidade de promover uma maior aderência com o revestimento asfáltico. No Brasil, para serviços de imprimação, geralmente utiliza-se o Asfalto Diluído de Cura Média (CM-30) que é constituído de uma mistura de cimento asfáltico de petróleo e querosene. Nos países desenvolvidos existe uma maior restrição na utilização do CM-30 na imprimação. Essa restrição se dá por ele ser considerado poluente ao meio ambiente devido à própria manipulação do material betuminoso, bem como a emissão de Hidrocarbonetos Orgânicos Voláteis (VOC’s). Existem poucos trabalhos publicados sobre imprimação betuminosa, no Brasil e no mundo, destacando-se a necessidade de se desenvolver estudos sobre o desempenho de ligantes alternativos que venham, no futuro, substituir o CM-30. No Brasil, a seleção de novos ligantes em laboratório, para verificação da penetração da imprimação betuminosa, envolve um processo exaustivo de preparação de Corpos de Prova (CPs) que demanda muito tempo. Para cada variável a ser testada (tipo e taxa de ligante, tipo de solo, energia de compactação, taxa de irrigação prévia, etc) são moldados pelo menos três CPs, para cada teor de umidade, compactados usando-se cilindros miniatura (50×50) ou Marshall modificado (100×50). O presente trabalho propõe uma metodologia simplificada para avaliação da imprimação de ligantes alternativos visando reduzir o tempo e a quantidade de amostra. Para tanto, foram moldados corpos de prova em cápsulas de 43 mm de diâmetro e 22 mm de altura em uma amostra de solo arenoso, usando- se o ligante convencional do tipo CM-30. A moldagem foi realizada utilizando-se um coesímetro para a compactação do solo na cápsula. Verificou-se que o método proposto pode ser uma técnica simples, rápida e econômica para avaliação da penetração da imprimação betuminosa e pode contribuir para a seleção prévia de ligantes alternativos.
Abstract: Bituminous prime coat is the result of the application of binder on the base layer of a pavement in order to promote greater adherence to the surface. In Brasil, it is traditionally used CM-30 during the prime coat, but this material has kerosene as diluent of the Petroleum Asphalt Cement (CAP). In developed countries there is a major constraint on the use of the CM-30 primer. This restriction occurs because it is considered polluting to the environment due to proper handling of bituminous material, as well as the emission of Volatile Organic Hydrocarbons (VOC's). There are few published studies on bituminous primer, in Brazil and in the world highlighting the need to develop studies on the performance of alternative ligands that may in the future replace the CM-30. In Brazil, the selection of new binders in the laboratory to verify the penetration of bituminous priming, involves an exhaustive preparation of the Samples (CPs) which is very time consuming. For every variable to be tested (binder type and rate, soil type, compaction, irrigation rate prior, etc.) are shaped at least three CPs for every moisture content, compacted using miniature cylinders (50 × 50) or modified Marshall (100 × 50). This paper proposes a methodology for expeditious evaluation of priming alternative binders to reduce the time and amount of sample. Therefore, test samples were molded in capsules 43mm in diameter and 22mm in height in a sample of sandy soil, using the conventional binder type CM-30. The molding was performed using a coesimetro for compaction the soil in the capsule. It was found that the proposed method can be a simple, fast and inexpensive evaluation of the penetration of bituminous priming and can contribute to the previous selection of alternative binders.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69560
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