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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69485
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Considerações sobre a calibração do modelo de car-following do vissim para vias arteriais urbanas |
Autor(es): | Lacerda, Victor Macêdo Castro Neto, Manoel Mendonça de |
Palavras-chave: | Engenharia de transportes |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes |
Citação: | LACERDA, V. M.; CASTRO NETO, M. M. Considerações sobre a calibração do modelo de car-following do vissim para vias arteriais urbanas. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 28., 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014. p. 1-12. |
Resumo: | O software de microssimulação de tráfego VISSIM tem sido amplamente utilizado nas últimas duas décadas. O programa oferece ao usuário dois modelos de car-following, o W74 e o W99, ambos baseados no reconhecido modelo psicofísico de Wiedemann. O presente artigo tem como principal objetivo fazer uma discussão sobre pontos relevantes acerca da calibração do modelo de car-following do VISSIM para a modelagem do desempenho operacional do tráfego em vias arteriais. Inicialmente é apresentada uma discussão conceitual que compara o modelo originalmente proposto por Wiedemann com as versões incorporadas no microssimulador. Em seguida o artigo traz uma análise de sensibilidade que indica que o algoritmo W74 é mais adequado para modelar tempo de viagem e atraso para vias urbanas. Aspectos conceituais importantes sobre a metodologia de calibração como escolha dos parâmetros e das medidas de desempenho são discutidos. O modelo calibrado resultou em erros de estimação de tempo médio de viagem de até 7%. |
Abstract: | The traffic microsimulation software VISSIM has been widely used over the past two decades. The software provides the user with two models of car-following, W74 and W99, both based on Wiedemann’s psychophysical model. This paper aims to make a discussion of relevant points about the calibration of the VISSIM car- following algorithm for modelling traffic operations on urban arterials. Initially, a conceptual discussion that compares the model originally proposed by Wiedemann with its versions incorporated in microssimulator is presented. Then the paper shows a sensitivity analysis, which indicates that the W74 algorithm is the most appropriate for modeling travel times and delays for urban roads. Important conceptual aspects of the calibration methodology such as choice of the parameters and the performance measures are discussed. The calibrated model resulted in errors of average travel time estimation of up to 7%. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69485 |
Aparece nas coleções: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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