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Tipo: Artigo de Evento
Título: Investigação de granulometrias de misturas asfálticas na aderência pneu-pavimento
Autor(es): Rodrigues, Amanda Cavalcante
Soares, Jorge Barbosa
Barroso, Suelly Helena de Araújo
Palavras-chave: Aderência;Granulometria;Macrotextura;Microtextura
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
Citação: RODRIGUES, A. C.; SOARES, J. B.; BARROSO, S. H. A. Investigação de granulometrias de misturas asfálticas na aderência pneu-pavimento. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 28., 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014. p. 1-12.
Resumo: Uma dificuldade que acomete as empresas de construção pesada em relação à segurança viária é atingir valores mínimos de aderência exigidos em campo para o revestimento de pavimentos. Nas situações onde a micro e a macrotextura são controladas, o revestimento precisa ser reexecutado quando esses parâmetros ligados à aderência não atingem o exigido pelas normas. Trata-se de um problema apenas observado durante a fase de construção. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é investigar, ainda em laboratório durante o projeto, qual porcentagem de agregados passante em diferentes peneiras é necessária a fim de se obter uma mistura asfáltica que promova boa aderência pneu-pavimento. Os principais resultados obtidos levaram à conclusão de que o método desenvolvido em laboratório foi consistente no aspecto de microtextura entre campo e laboratório.
Abstract: A difficulty that affects pavement contractors regarding road safety is to achieve minimum values of surface friction required for the pavement in the field. In situations where the friction parameters are controlled, oftentimes the pavement needs to be re-constructed when the micro and macrotexture do not meet the required values. This is a problem only observed during the construction phase. The aim of this study is to investigate in the laboratory during the design what percentage of aggregate passing on different sieves is necessary in order to obtain an asphalt mix that promotes good friction between the tire and the surface course. The main results obtained led to the conclusion that the methodology developed in the laboratory was consistent in the aspect of microtexture between field and laboratory.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69477
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