Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6940
Título: Auditoria farmacêutica : estudo de caso em uma operadora de planos de saúde de Fortaleza (Brasil)
Autor(es): Reis, Henry Pablo Lopes Campos e
Nascimento, Maria Liana de Magalhães
Ribeiro, Saulo Rodrigo Lucas
Magalhães, Danielle de Paula
Vieira, Joel Bezerra
Fernandes, Maria Eneida Porto
Palavras-chave: Administração Hospitalar
Anti-Infecciosos
Antineoplásicos
Auditoria Médica
Data do documento: 2013
Editor: Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada
Citação: REIS, H. P. L. C. ; NASCIMENTO, M. L. M. ; RIBEIRO, S. R. L. ; MAGALHÃES, D. P. ; VIEIRA, J. B. ; FERNANDES, M. E. P. ; MOTA, D. M. (2013)
Resumo: O objetivo do estudo foi descrever a implantação, estruturação e desenvolvimento da prática de auditoria farmacêutica em uma operadora de planos de saúde de Fortaleza (OPS). Trata-se de um estudo descritivo do tipo estudo de caso, em que a unidade de análise foi uma OPS localizada em Fortaleza, capital do estado do Ceará (Brasil). Foram coletados e analisados dados qualitativos e quantitativos que corresponderam ao período de 2007 a 2010. Para a implantação da área de auditoria farmacêutica foi utilizada como primeira estratégia sua formalização na Diretoria de Recursos Médicos Hospitalares e na estrutura organizacional da OPS em janeiro de 2007. Com o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela área, a equipe chegou em 2010 com dois farmacêuticos, dois assistentes de farmácia e cinco estagiários. O desenvolvimento da prática de auditoria farmacêutica resultou na exigência de pareceres técnicos para inclusão de medicamentos em tabela definida pela OPS e de solicitação para medicamentos de alto custo e de reserva terapêutica. A intervenção do farmacêutico, em seis meses de experiência, junto a pacientes em uso de antimicrobianos mostrou uma economia de R$ 279.153,80. A gestão de quimioterápicos resultou em uma economia total de R$ 2.502.278,31 para a OPS em 2009. Embora a auditoria farmacêutica envolva uma discussão recente, é preciso desde já, que aspectos relacionados à sua implantação, estruturação e desenvolvimento sejam apoiados, uma vez que essa prática ajuda na descrição e análise de elementos assistenciais e de gestão que envolve pacientes em tratamento farmacológico.
Descrição: REIS, Henry Pablo Lopes Campos e ; NASCIMENTO, Maria Liana de Magalhães ; RIBEIRO, Saulo Rodrigo Lucas ; MAGALHÃES, Danielle de Paula ; VIEIRA, Joel Bezerra ; FERNANDES, Maria Eneida Porto ; MOTA, Daniel Marques. Auditoria farmacêutica : estudo de caso em uma operadora de planos de saúde de Fortaleza (Brasil). Rev. Ciênc. Farm. Básica Apl., Araraquara, SP, v. 34, n. 2, p. 215-221, 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6940
ISSN: 1808-4532
Aparece nas coleções:DFAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_hplcreis.pdf402,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.