Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69392
Tipo: Artigo de Evento
Título: Estabilização de lecitase ultra por imobilização em suporte macroporoso
Autor(es): Pinheiro, Maísa Pessoa
Fernández-Lafuente, Roberto
Gonçalves, Luciana Rocha Barros
Santos, José Cleiton Sousa dos
Palavras-chave: Engenharia química
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Congresso Brasileiro de Engenharia Química
Citação: PINHEIRO, M. P. et al. Estabilização de lecitase ultra por imobilização em suporte macroporoso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 22., 2018, São Paulo. Anais... São Paulo, 2018. p. 1-4.
Resumo: A enzima Lecitase Ultra foi imobilizada através de diferentes estratégias no suporte Immobead-350 com o intuito de avaliar os parâmetros de imobilização e a estabilidade térmica e em solvente dos biocatalisadores produzidos. Foram estudadas as melhores condições de imobilização nos pHs 7 e 10. Através dos parâmetros avaliados, observou-se que o biocatalisador formado pela imobilização da enzima direto a pH 7 (durante 3 horas) apresentou a maior atividade do derivado (Atd 16,1 U/g), contudo as demais preparações também exibiram elevadas atividades. No ensaio de inativação térmica e na presença de solvente, o derivado Leci-2p (24 h/pH10) foi considerado o mais estável, pois apresentou elevados tempos de meia-vida em todas as condições, sendo maior que os demais a pH 10 (50 °C) e na presença de acetonitrila 30% (t1/2 = 61,9 e 198 minutos, respectivamente).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69392
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_jcssantos.pdf603,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.