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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69108
Tipo: | Dissertação |
Título: | Metodologias ativas e gamificação com estratégias para o ensino da anatomia humana |
Autor(es): | Costa Júnior, Antônio Orcini da |
Orientador: | Souza, Emmanuel Prata |
Coorientador: | Cerqueira, Gilberto Santos |
Palavras-chave: | Anatomia;Ensino;Metodologia como Assunto;Gamificação |
Data do documento: | 29-Abr-2022 |
Citação: | COSTA JÚNIOR, A. O. da. Metodologias ativas e gamificação com estratégias para o ensino da anatomia humana. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69108. Acesso em: 04 nov. 2022. |
Resumo: | A Anatomia Humana é uma disciplina clássica prerrogativa à compreensão do corpo humano. Apresenta-se como um conhecimento complexo e essencial para todos os cursos da área da saúde. Nesta perspectiva, há necessidade de se buscar diferentes estratégias metodológicas para a concretização do processo de ensino que oportunize o protagonismo do educando, com condições motivadoras para a consolidação da aprendizagem. Neste cenário, o presente estudo teve como objetivo verificar o papel das metodologias ativas e gamificação como estratégias para o ensino da anatomia. A pesquisa se classifica como um estudo de campo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, realizado em um Centro Universitário privado em Fortaleza, com alunos do 1º semestre dos cursos da saúde. A população alvo foi constituída por 200 alunos dos cursos de Educação Física, Nutrição, Estética, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Farmácia, tendo uma amostra de 100 alunos com grau de confiança de 95% e margem de erro de 7%. Os discentes foram, então, apresentados aos sistemas que compõe o ensino da anatomia de diferentes maneiras. O grupo controle foi apresentado de maneira tradicional, os conteúdos sistema esquelético, muscular, articular, circulatório e nervoso, como grupo intervenção, apresentado na forma de metodologias ativas mapa conceitual, body paint e painel integrado. Já o Kahoot® foi aplicado em pré-teste, antes das metodologias supracitadas, logo após a aplicação das metodologias (pós-teste imediato) e no pós-teste de longa duração que ocorreu em um intervalo de tempo seis meses. Além disso, os discentes foram questionados acerca de suas impressões sobre a aplicação das metodologias, através de formulários eletrônicos enviados após a aplicação da metodologia. Os preceitos éticos, regidos pela Resolução n° 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde foram priorizados sob aprovação nº 5.286.394. Para análise estatística, foi realizado inicialmente o teste de Shapiro-Wilk e os resultados que obedeceram a uma distribuição paramétrica foram analisados pela Análise de Variância (ANOVA) seguida pelo teste de Tukey como post hoc teste através do programa GraphPad Prism versão 6.0. Os dados que não seguiram a distribuição normal, foram analisados por estatística não-paramétrica utilizando teste de Kruskal-Wallis seguido de Dunn’s (comparações múltiplas). Para todas as análises, os dados foram considerados significativos quando p < 0,05. Os resultados quantitativos foram expressos como média ± erro padrão da média (EPM). Para a análise textual, utilizou-se o software IRAMUTEQ e Nvivo. Os resultados evidenciaram diferença estatisticamente significativa no aprendizado após a aplicação das metodologias ativas, mapas conceituais, painel integrado, body paint e Kahoot®. Averiguou-se, nas falas dos participantes, os benefícios da aplicação das metodologias na aprendizagem, como dinamismo e prazer em aprender. Observou-se que as estratégias promoveram aprendizagem significativa quando correlacionadas com o ensino tradicional. Constatou-se que mapas conceituais, painel integrado, body paint e Kahoot® são estratégias metodológicas que viabilizam a aprendizagem significativa em períodos de curto e longo prazo, e que o emprego dessas propostas funciona em uma perspectiva multimodal na constituição do conhecimento para a disciplina de anatomia, proporcionando um aprendizado lúdico, empolgante, dinâmico e significativo. Concluiu-se que as metodologias ativas de ensino e aprendizagem funcionam como uma formidável estratégia centrada no aluno, promovendo uma maior eficácia no processo de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | Human Anatomy is a classical prerogative discipline to the understanding of the human body. It presents itself as a complex and essential knowledge for all courses in the health area. In this perspective, there is a need to seek different methodological strategies for the realization of the teaching process that provides for the protagonism of the student, with motivating conditions for the consolidation of learning. In this scenario, the present study aimed to verify the role of active methodologies and gamification as strategies for teaching anatomy. The research is classified as a descriptive, exploratory field study, with quantitative approach, carried out in a private University Center in Fortaleza, with students of the 1st semester of health courses. The target population consisted of 200 students from physical education, nutrition, aesthetics, physiotherapy, dentistry, nursing and pharmacy, with a sample of 100 students with a 95% degree of confidence and a margin of error of 7%. The students were then introduced to the systems that compose the teaching of anatomy in different ways. The control group was presented in a traditional way, the contents skeletal, muscular, articular, circulatory and nervous system, as an intervention group, presented in the form of active methodologies conceptual map, body paint and integrated panel. Kahoot® was applied in pre-test, before the aforementioned methodologies, soon after the application of methodologies (immediate post-test) and in the long-term post-test that occurred in a six-month time interval. In addition, the students were asked about their impressions about the application of the methodologies, through electronic forms sent after the application of the methodology. The ethical precepts, governed by Resolution No. 466/12 and 510/16 of the National Health Council were prioritized under approval no. 5,286,394. For statistical analysis, the Shapiro-Wilk test was initially performed and the results that obeyed a parametric distribution were analyzed by variance analysis (ANOVA) followed by the Tukey test as post hoc test through the GraphPad Prism version 6.0 program. Data that did not follow normal distribution were analyzed by non-parametric statistics using Kruskal-Wallis test followed by Dunn's (multiple comparations). For all analyses, the data were considered significant when p < 0.05. The quantitative results were expressed as ± standard error (EPM). For textual analysis, the software IRAMUTEQ and Nvivo were used. The results showed a statistically significant difference in learning after the application of active methodologies, conceptual maps, integrated panel, body paint and Kahoot®. The participants' statements were found to have the benefits of applying methodologies in learning, such as dynamism and pleasure in learning. It was observed that the strategies promoted meaningful learning when correlated with traditional teaching. It was found that conceptual maps, integrated panel, body paint and Kahoot® are methodological strategies that enable meaningful learning in short and long term periods, and that the use of these proposals works in a multimodal perspective in the constitution of knowledge for the discipline of anatomy, providing a playful, exciting, dynamic and meaningful learning. It was concluded that active teaching and learning methodologies function as a formidable student-centered strategy, promoting greater effectiveness in the teaching and learning process. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69108 |
Aparece nas coleções: | DMO - Dissertações defendidas na UFC |
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