Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68840
Tipo: TCC
Título: O reforço escolar domiciliar para aprendizagem de geometria plana do ensino fundamental II
Título em inglês: The home school reinforcement for the learning of plane geometry in elementary school II
Autor(es): Silva, Maria Mônica Araújo
Orientador: Silva, Miguel Ângelo da
Coorientador: Brandão, Jorge Carvalho
Palavras-chave: Ensino básico domiciliar;Educação matemática;Ensino fundamental;Geometria plana - Aprendizagem
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, Maria Mônica Araújo. O reforço escolar domiciliar para aprendizagem de geometria plana do ensino fundamental II. 2020. 32 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracoiaba, 2020.
Resumo: O reforço escolar tem se apresentado como uma alternativa de complementação da prática de ensino na atualidade, ao proporcionar uma metodologia de ensino mais próxima do aluno e de forma individualizada. O objetivo deste trabalho é analisar os impactos do reforço escolar domiciliar para a aprendizagem de geometria plana de alunos do ensino fundamental II. Para isso, foram adotadas a pesquisa qualitativa, como a bibliográfica, por meio de levantamento teórico sobre a contextualização do ensino de geometria plana e do reforço escolar, à luz dos principais documentos educacionais; e a pesquisa quantitativa, por meio da pesquisa de campo, na aplicação de questionários estruturados a alunos do ensino fundamental II e a professores de matemática acerca da temática considerada. Portanto, esta pesquisa se classifica como exploratória por proporcionar maior familiaridade com o problema, envolvendo levantamento bibliográfico por meio de uma pesquisa de campo, entrevistas com pessoas experientes no problema pesquisado. Após a realização da pesquisa, constatou-se que o reforço escolar trouxe impactos positivos e significativos à aprendizagem discente, como ter a possibilidade de ter um acompanhamento individualizado, melhor compreensão das relações entre representações geométricas e vida cotidiana e o enfrentamento de situações problema que envolvem a geometria plana no dia a dia, o que permite, assim, uma atenção maior às necessidades dos alunos. Portanto, conclui-se que o reforço escolar domiciliar atua não só como uma complementação das práticas pedagógicas escolares, mas também auxilia para a formação de uma educação baseada na equidade da aprendizagem, ao possuir características didático pedagógicas que se direcionam às necessidades individuais discentes.
Abstract: School reinforcement has been presented as an alternative to complement teaching practice today, by providing a teaching methodology closer to the student and individually. The objective of this work is to analyze the impacts of home school reinforcement for the learning of flat geometry of elementary school students II. For this, qualitative research, such as bibliographic, was adopted through a theoretical survey on the contextualization of flat geometry teaching and school reinforcement, in the light of the main educational documents; and quantitative research, through field research, in the application of structured questionnaires to elementary school students II and to mathematics teachers about the subject considered. Therefore, this research is classified as exploratory because it provides greater familiarity with the problem, involving bibliographic survey through field research, interviews with people experienced in the researched problem. After conducting the research, it was found that the school reinforcement brought positive and significant impacts to student learning, such as having the possibility of having an individualized follow-up, better understanding of the relationships between geometric representations and everyday life and facing problem situations that they involve plane geometry on a daily basis, thus allowing greater attention to students' needs. Therefore, it is concluded that home school reinforcement acts not only as a complement to school pedagogical practices, but also assists in the formation of an education based on the equity of learning, by having didactic-pedagogical characteristics that address individual student needs.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68840
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_mmasilva.pdf529,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.