Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68729
Tipo: TCC
Título: Estratégias pedagógicas e recursos didáticos na disciplina de biologia, no ensino médio: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Silva, Jéssica Costa
Orientador: Mota, Erika Freitas
Palavras-chave: Docência;Formação de professores;Ensino de biologia;Currículo
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Jéssica Costa. Estratégias pedagógicas e recursos didáticos na disciplina de biologia, no ensino médio: uma revisão bibliográfica. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: As discussões a respeito das mudanças na estrutura curricular da educação e ensino de ciências são pertinentes e de grande importância na formação docente, desde abordagens de conteúdo mais relevante, tipos de metodologias e estratégias pedagógicas facilitadoras, materiais e recursos didáticos contextualizadas, atuais e bem elaboradas. Considerar o professor como mediador do conhecimento dá espaço para o aluno ser protagonista do seu próprio aprendizado, utilizando por exemplo metodologias ativas em sala de aula e incentivando a construção do conhecimento através do aprendizado investigativo. Por isso, na disciplina Biologia, no âmbito do ensino médio, estratégias pedagógicas e recursos didáticos são muito bem-vindos e bastante necessários, ainda mais considerando o período atual em relação ao ensino remoto e todo o contexto relacionado a pandemia de Covid-19. Logo, o objetivo deste trabalho é investigar quais tipos de estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia vêm sendo usadas em sala e citadas na literatura e se estas vêm sendo relacionadas com melhoria no processo de aprendizagem de biologia no ensino médio. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo revisão bibliográfica, exploratória, reflexiva e crítica, de natureza qualitativa. Para tanto, foi realizada uma busca na ferramenta Google Acadêmico, usando os descritores, Estratégias Pedagógicas; Ensino de Biologia; Ensino Médio; Recurso Didático. Os 100 primeiros trabalhos foram inicialmente selecionados para a pesquisa, considerando apenas as publicações dos últimos dez anos. Destes, 86 foram selecionados para o trabalho e 14 não. Observou-se que a estratégia mais utilizada são sequências didáticas que relacionam e desenvolvem vários tipos de recursos, voltados para o aprendizado de um mesmo conteúdo. Contudo, a maioria dos professores ainda utiliza a aula expositiva como principal metodologia em sala de aula. A partir da pesquisa e visando uma perspectiva diversificada, foram discutidos fatores considerados relevantes para o processo de ensino e aprendizagem. Ademais, constatou-se que é possível, por meio de diferentes estratégias e recursos, proporcionar a construção do conhecimento de forma plural, inovadora e adaptada às novas demandas emergenciais.
Abstract: Discussions about changes in the curriculum structure of science education and teaching are relevant and of great importance in teacher training, from more relevant content approaches, types of methodologies and facilitating pedagogical strategies, contextualized, current and well-designed teaching materials and resources. Considering the teacher as a mediator of knowledge gives space for the student to be the protagonist of his own learning, using, for example, active methodologies in the classroom and encouraging the construction of knowledge through investigative learning. For this reason, in the Biology discipline, in the context of high school, pedagogical strategies and teaching resources are very welcome and necessary, even more considering the current period regarding remote teaching and the whole context of COVID-19. Therefore, the objective of this work is to investigate what types of pedagogical strategies for teaching Biology have been used in the classroom and cited in the literature and whether they have been related to improvement in the process of learning biology in high school. For that, a search was carried out on the Google Scholar platform, using the descriptors, Pedagogical Strategies; Biology Teaching; High school; Didactic Resource. The first 100 works were initially selected for the research, considering only publications from the last ten years. Of these, 86 were selected for the job and 14 were not. It was observed that the most used strategy are didactic sequences that relate and develop various types of resources, aimed at learning the same content. However, most teachers still use the lecture as the main methodology in the classroom. To that end, a bibliographic review, exploratory, reflective and critical research was conducted, of a qualitative substance. Based on the research and aiming at a diversified perspective, factors considered relevant to the teaching and learning process were discussed. Furthermore, it was found that it is possible, through different strategies and resources, to provide the construction of knowledge in a plural, innovative and adapted to new emergency demands.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68729
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_jcsilva.pdf634,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.