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Tipo: Dissertação
Título: Fatores determinantes da relação receita custo da Faculdade Santo Agostinho
Autor(es): França Filho, Reynaldo Tajra
Orientador: Marinho, Emerson Luís Lemos
Palavras-chave: Receita;Custo;Investimentos
Data do documento: 2007
Citação: FRANÇA FILHO, Reynaldo Tajra. Fatores determinantes da relação receita custo da Faculdade Santo Agostinho. 2007. 54f. Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Pós-Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2007.
Resumo: Esta dissertação investiga o grau de eficiência dos investimentos realizados pela Faculdade Santo Agostinho – FSA, empresa do ramo de educação superior em Teresina - Piauí, tendo como foco a análise dos determinantes da relação Receita/Custo. O objetivo principal é analisar o impacto dos investimentos com gastos em propaganda, tecnologia, treinamento e programa de incentivo salarial sobre a relação Receita/Custo. Especificamente, os objetivos são quantificar, através de um modelo econométrico, a contribuição dos gastos com propaganda, tecnologia, treinamento e incentivo salarial sobre a relação Receita/Custo e avaliar qualitativamente os resultados. Para alcançar esses objetivos se fez uso do modelo econométrico autoregressive conditional heteroscedastic (ARCH) utilizando uma amostra de dados primários mensais de 2001 a 2006, coletados do balanço social da empresa. Os resultados obtidos apontam que as variáveis gasto com treinamento, tecnologia e o plano de incentivo salarial da FSA impactam positivamente a relação Receita/Custo com o maior impacto dando-se através dos gastos com tecnologia. Por outro lado, o gasto com propaganda se mostrou não significante para explicar esta relação. Nesse sentido, essa instituição precisa rever sua política de propaganda com o intuito de melhorar sua eficiência econômica.
Abstract: This dissertation investigates the degree of efficiency of the investments accomplished by Faculdade Santo Agostinho -FSA, a company in the branch of superior education in Teresina - Piauí, tending as focus the analysis of the determinants of the relationship Revenue/Cost. The main objective is to analyze the impact of the investments with expenses in propaganda, technology, training and program of salary incentive about the relationship Revenue/Cost. Specifically, the objectives are to quantify, through an econometric model, the contribution of the expenses with propaganda, technology, training and salary incentive about the relationship Revenue/Cost and to evaluate qualitatively the results. In order to reach those objectives it was applied the econometric model autoregressive conditional heteroskedasticde (ARCH) getting a sample of monthly primary data from 2001 to 2006, collected from the social balance of the company. The acquired results show that the variables: expenses with training, technology and the plan of salary incentive of FSA impact positively on the relationship Revenue/Cost, with the largest impact occurring through the expenses with technology. On the other side, the expense with propaganda was not significant to explain this relationship. This way, the institution needs to review its propaganda politics with the objective to improve its economical efficiency.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6822
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