Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6818
Tipo: Dissertação
Título: A identificação racial nas escolas com a aplicação do método de diferenças em diferenças
Autor(es): Vila Nova, Roberto Cabral
Orientador: Corrêa, Márcio Veras
Palavras-chave: Identificação Racial;Aprendizagem
Data do documento: 2010
Citação: VILA NOVA, Roberto Cabral. Identificação racial nas escolas com a aplicação do método de diferenças em diferenças. 2010. 48f.: Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2011.
Resumo: A partir de dados da Prova Brasil de 2007, foi analisado o ganho de nota, quando o aluno possui a mesma raça do professor, utilizando a metodologia de Diferenças em Diferenças, para se testar a hipótese de identificação racial nas escolas, que participaram do senso da Prova Brasil em 2007. Os resultados apresentaram confluência com o artigo de Salvador (2010), que efetua o mesmo estudo. Porém ao ser incluído o estimador de Diferenças em Diferenças, com o intuito de estimar o efeito médio da identificação racial, entre os grupos raciais contemplados, ocorreu, face aos dados obtidos, uma certa diferença. Portanto, a identificação racial entre as minorias raciais, agora, se mostrou não significativa, e o ganho substancial por parte da identificação se deu apenas no fenótipo racial branco.
Abstract: Data collected from Prova Brasil 2007 were analyzed to detect the gain of the grade obtained when the student is of the same race as the professor. Using the methodology of Difference to Diffrence, for testing a hypothesis aiming at identifying racial identity in schools that participated in the Prova Brasil 2007 census. The results presented confluence with the article of Salvador (2010), related to the same field of study. However when included the estimator of Difference to Difference, in order to estimate the average racial identification among racial minorities, that estimator showed some diffrence regarding the data obtained. Therefore, identification among racial minorities slowed to be non significant, and substantial gain regarding to the identification referred only to the white racial phenotype.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6818
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dissert_rcvilanova.pdf301,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.