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Title in Portuguese: Avaliação do curso tecnico em enfermagem/PROFAE pelos egressos e supervisores no estado do Ceará
Title: Evaluation of technical nursing / PROFAE by graduates and supervisors in the state of Ceará
Author: Cavalcante, Carmem Cemires Bernardo
Advisor(s): Bezerra Filho, José Gomes
Keywords: Políticas Públicas
Educação em Enfermagem
Issue Date: 2008
Citation: CAVALCANTE, C. C. B. Avaliação do curso técnico em enfermagem/PROFAE pelos egressos e supervisores no estado do Ceará. 2008. 101 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina, Fortaleza, 2008.
Abstract in Portuguese: O Projeto de profissionalização dos trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), lançado em 1999, pelo Ministério da Saúde, tinha como objetivo promover melhoria de qualidade da atenção à saúde por meio da oferta de qualificação profissional aos trabalhadores de enfermagem , empregados nas redes publicas e privadas, sem a devida formação. A escola de Saúde Púbica do Ceará ( ESP-CE) atuou como operadora e executora das turmas do PROFAE, qualificando mais de cinco mil auxiliares e de 700 técnicos de enfermagem, no período de 2002 a 2005.Considerada que, no Ceará, poucas são as pesquisas de avaliação de cursos profissionalizantes, no âmbito do PROFAE estudo proposto teve como objetivo avaliar o Curso Técnico de Enfermagem, ofertado na parceria PROFAE/ESP-CE, sob a óptica dos egressos e supervisores acerca do desenvolvimento do curso; e quantitativa, como intuito de delinear o perfil socioeconômico dos egressos e relacionar o processo de trabalho com a formação recebida no PROFAE. Foram realizados dois grupos focais com participação, em media, de 10 egressos em cada, e um grupo focal com 10 supervisores, utilizando-se roteiros semi-estruturados. As falas foram categorizadas e analisadas á luz de Bardin. Aplicou-se um questionário estruturado a 269 egressos procedentes de seis municípios beneficiados com o curso. Observou-se que o cursos promoveu melhoria dos conhecimentos e habilidades dos técnicos de enfermagem constatada pela avaliação satisfatória dos sujeitos, no que se refere à metodologia da Problematização, a qualidade do material didático, a atuação do corpo técnico-pedagógico e o sistema de avaliação. Os aspectos político-institucionais não foram bem avaliados. As dificuldades apontadas foram relacionadas essencialmente á logística do curso, falta de apoio da gestão municipal, limitação dos campos de estagio e gerenciamento de ajuda de custo. Quanto ao perfil dos egressos, houve reafirmação do sexo feminino na Enfermagem (90%). A maioria (73%) pertencia à faixa etária entre 30 e 49 anos e era proveniente de famílias de baixo nível socieconômico e de baixo instrução. Dos egressos, 97% permaneciam inseridos na saúde, predominantemente no setor publico, atuando em serviços hospitalares. Verificou-se a tendência dos egressos que permanecem da mesma forma. Quanto aos que atuam como técnico, a qualidade, os resultados ressaltam, de maneira consistente, o efeito positivo do curso sobre o trabalho realizado. Conclui-se ,portanto, que o curso ampliou as possibilidades de inserção e permanência de trabalhadores qualificados no setor saúde; propiciou complementação da qualificação profissional e ampliação do conhecimento técnico fundamentais que permitirão apoiar a revisão da proposta do curso de técnico de Enfermagem da ESP-CE, no que diz respeito aos aspectos pedagógicos e gerenciais, o que leva a reflexão acerca da importância da avaliação continua dos cursos.
Abstract: The professionalization of Project workers from the area of ​​Nursing (PROFAE), launched in 1999 by the Ministry of Health, aimed to promote quality improvement of health care by offering professional training to nursing staff, employed in public networks and private, without proper training. The School of Public Health of Ceará (ESP-CE) provider, and served as executor of PROFAE classes, qualifying more than five thousand auxiliaries and 700 nursing staff in the period 2002 to 2005.Considerada that, in Ceará, few research evaluation of vocational courses within the PROFAE proposed study was to evaluate the Practical Nursing Course, offered in partnership PROFAE / ESP-EC, in terms of the graduates and supervisors about the course development, and quantitative, as in order to clarify the socioeconomic profile of graduates and to relate the process of working with the training received in PROFAE. Two focus groups were conducted with the participation, on average, of 10 graduates in each, and a focus group with 10 supervisors, using semi-structured. The statements were categorized and analyzed in the light of Bardin. We applied a structured questionnaire to 269 graduates coming from six municipalities benefit from the course. It was observed that the course improved the knowledge and skills of nursing staff noted the satisfactory completion of subjects, with regard to the methodology of Curriculum, the quality of materials, the performance of the technical-pedagogical and evaluation system. The political and institutional aspects have not been well evaluated. The difficulties mentioned were primarily related course logistics, lack of support of municipal management, limiting the fields of training and management expenses. The profile of graduates, there was reassurance in nursing females (90%). The majority (73%) belonged to the age group between 30 and 49 years old and came from families of low socioeconomic and low education. Of the graduates, 97% remained embedded in health, predominantly in the public sector, working in hospital services. There was a tendency of graduates who remain in the same way. As for those who act as technical quality, the results highlighted consistently, the positive effect on the course work. We conclude therefore that the course increased the possibilities for integration and retention of skilled workers in the health sector, provided completion of professional training and expansion of basic technical knowledge that will support the review of the proposed course of technical ESP-Nursing EC, with regard to pedagogical and managerial aspects, which leads to reflection on the importance of continuous evaluation of courses.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6752
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