Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67294
Tipo: | TCC |
Título: | A importância das avaliações orais no ensino de Física como parte do processo de ensino-aprendizagem do aluno |
Autor(es): | Barbosa, Jordeval de Oliveira |
Orientador: | Souza Filho, Antonio Gomes de |
Palavras-chave: | Avalições orais;Aprendizagem;Ensino de Física |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | BARBOSA, J. O. A importância das avaliações orais no ensino de Física como parte do processo de ensino-aprendizagem do aluno. 2022. 43 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | A avaliação escolar tem provocado muitas reflexões na área pedagógica devido a fatores históricos que reduziram a prática pedagógica a um mecanismo exclusivo de medição, originando problemas de aprendizado. Dessa forma, no primeiro momento, foram abordadas as práticas de exames e provas escolares, utilizadas a partir do século XVI, no que se convencionou chamar de “Pedagogia Tradicional”, da qual decorre a concepção de que avaliação e exame se equivalem. Todavia, ocorreram mudanças significativas em diversos níveis educacionais, uma delas é que o professor deixou de ser aquele que apenas transmitia informações para ser aquele, que juntamente com os alunos, os prepara para a construção do conhecimento. Nesse sentido, está Monografia buscou dissertar sobre a importância da implementação das Avaliações Orais no processo de ensino, em particular no Ensino de Física, bem como analisar os índices de usualidade desta metodologia pelos professores de Física do município de Fortaleza/CE e as impressões dos mesmos. Para investigação, utilizou-se um formulário eletrônico, onde foi possível coletar os dados quantitativos e qualitativos para demonstração do contexto local e por meio dos resultados, promover reflexões e ações corroborativas para o desenvolvimento das práticas avaliativas orais. |
Abstract: | School evaluation has provoked many reflections in the pedagogical area due to historical factors that reduced pedagogical practice to an exclusive measurement mechanism, causing learning problems. Thus, in the first moment, the practices of school exams and tests, used from the 16th century onwards, in what is conventionally called "Traditional Pedagogy", from which derives the conception that evaluation and exam are equivalent. However, there have been significant changes at different educational levels, one of which is that the teacher is no longer the one who only transmits information to being the one who, together with the students, prepares them for the construction of knowledge. In this sense, this Monograph sought to discuss the importance of the implementation of Oral Assessments in the teaching process, particularly in Physics Teaching, as well as to analyze the indices of usuality of this methodology by Physics teachers in the city of Fortaleza/CE and the impressions of the same. For investigation, an electronic form was used, where it was possible to collect quantitative and qualitative data to demonstrate the local context and, through the results, promote reflections and corroborative actions for the development of oral evaluation practices. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67294 |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_jobarbosa.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.