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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Trabalho e educação: ambiente, relações de trabalho e saúde dos profissionais (professores) da educação de Altamira
Título em inglês: Work and education: environment, working relations and teachers’ health in Altamira
Autor(es): SILVA, Rozinaldo Ribeiro da
SILVA, Verusa Almeida da
Palavras-chave: Trabalho;Ambiente de trabalho;Relações de trabalho;Saúde docente;Work;Working environment;Working relations;teachers health
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: http://www.revistalabor.ufc.br/index.php
Citação: SILVA, R. R. ; SILVA, V. A. (2010)
Resumo: O artigo tem como objetivo identificar os fatores implícitos nas instituições municipais de ensino de Altamira, que colaboram para o surgimento e/ou agravamento do mal estar docente e analisar como o ambiente e as relações de trabalho promovem o desequilíbrio na saúde desses profissionais. No primeiro momento foi realizada a pesquisa bibliográfica utilizando como referências as contribuições de Marx (1988), Codo (1993), Iamamoto (2006), Gramsci (1995), Silva (2005), Tardif (2009). Na busca de resposta ao problema, para fins de organização optou-se por realizar, juntamente com a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo, que ocorreu na SEMEC, ALTAPREV, SINTEPP e CAPS, nestes órgãos foram adquiridos documentações formais para análise da problemática em questão e em três Escolas Municipais de Ensino Fundamental foram aplicados questionários aos professores. Os dados adquiridos na pesquisa empírica possibilitaram observar que a grande maioria dos profissionais da educação afastados e/ou reabilitados no período da pesquisa são professores (as); todos os docentes entrevistados relataram algum tipo de mal estar relacionado ao contexto ambiente e relações de trabalho”. Assim, foi possível concluir que tanto o ambiente, quanto as relações de trabalho implicam diretamente na saúde docente.
Abstract: This paper aims at identifying the factors implicit in the municipal educational institutions from Altamira that contribute to the emergence and/or worsening of discomfort of teachers. It also analyses how the eaching environment and working relations promote the imbalance of these professionals health. At first, a research was conducted by using bibliographical references as the contributions by Marx (1988), Codo (1993), Iamamoto (2006), Gramsci (1995), Silva (2005), and Tardif (2009). Looking for an answer to this problem (and with organizational purposes) we chose to implement a field research as well, which took place in SEMEC, ALTAPREV, SINTEPP and CAPS. At these institutions, formal documentation for analysis of the problems were acquired, and at three Municipal Elementary Schools teachers answered to some questionnaires. Through the data acquired it was possible to observe that the majority of education professionals in remote and/or after rehab (by the time of this study) are teachers; all teachers who were interviewed reported some type of discomfort related to context, "environment and working relations ". Therefore, we concluded that both the environment and working relations directly interfere in teachers’ health.
Descrição: SILVA, Rozinaldo Ribeiro da; SILVA, Verusa Almeida da. Trabalho e educação: ambiente, relações de trabalho e saúde dos profissionais (professores) da educação de Altamira. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 1-20, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6687
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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