Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6675
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fernando, rei da nossa Baviera: Um jogo no limite do silêncio
Autor(es): Duarte, Lelia Maria Parreira
Data do documento: 1989
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Letras 14 (1/2) - jan./dez. 1989
Citação: DUARTE, Lelia Maria Parreira.Fernando, rei da nossa Baviera: Um jogo no limite do silêncio.Revista de Letras, Fortaleza, v. 14, n. 1/2, p.77-82, 1989.
Resumo: portuguesa. Neste ano, centenário de seu nascimento, muitas são as comemorações que procuram reverenciar o Poeta dos heterônimos e exaltar a originalidade com que exprimiu a absoluta solidão e perda de sentido do homem moderno, o que bastaria, por si só, para transformá- lo em mito, referência-chave da cultura contemporânea. As comemorações centenárias focalizam, de maneiras diversas, a encenação do "drama em gente" com que Fernando Pessoa elaborou o seu radical sentimento de inexistência, levando às últimas conseqüências o longo processo de dissolução do eu inaugurado pelo Romantismo e precursoramente elaborado pelos duplos demoníacos de Hoffmann e de Dostoiévski, os pseudônimos de Kierkegaard, as máscaras de Browning, o ''outro" de Rimbaud e as soluções provisórias de Garrett, Eça e Antero.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6675
ISSN: 1018051
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1989_Art_LPDuarte.pdf854,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.