Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66497
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de alternativas tecnológicas para a cajucultura do nordeste: sob condições de risco
Autor(es): Araújo, Rogério César Pereira de
Orientador: Campos, Robério Telmo
Palavras-chave: Cajucultura;Produtividade agrícola
Data do documento: 1992
Citação: ARAÚJO, Rogério César Pereira de. Avaliação de alternativas tecnológicas para a cajucultura do nordeste: sob condições de risco. 1992. 127 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1992. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66497. Acesso em: 23 jun. 2022.
Resumo: A Cajucultura é uma exploração típica da região nordeste do Brasil e que gera significativos benefícios sócio-econômicos. Atualmente, este setor enfrenta uma grave crise, cuja principal causa e à baixa produtividade, que associada à instabilidade de preços, tem determinado à baixa rentabilidade dos cajucultores, acarretando o desestimulo a adoção de novas tecnologias e ocasionando a ociosidade das industrias de processamento de castanha. O CNPCa/EMBRAPA dispõe, atualmente, de alternativas tecnológicas para a recuperação da cajucultura nordestina, visando o aumento da produtividade. No entanto, em razão da indisponibilidade de dados para todas as tecnologias geradas, selecionou-se para fins de analise econômica somente as tecnologias destinadas a expansão e renovação de pomares adultos de cajueiro-comum. Tendo-se em vista que O objetivo central do trabalho considera a abordagem não-determinística para os valores das variáveis relevantes, utilizou-se o método de simulação Monte Carlo para estimar as distribuições cumulativas o dos Indicadores de rentabilidade Associado a este, empregou-se a abordagem da ótica incremental, portanto considerando as situações “sem projeto” e “com projeto”. Para a situação “sem projeto” de renovação de pomares adultos de cajueiro-comum foram considerados dois cenários: o primeiro utilizando a produtividade do cajueiro-comum observada a nível de campo, e o segundo em níveis que conduziriam ao limite de viabilidade econômica da exploração. Utilizou-se dados primários e secundários referentes ao estado do Ceará, os quais foram obtidos em instituições de pesquisa e de extensão rural que atuam na cajucultura. Os principais resultado: demonstraram que na expansão de área e renovação de pomares adultos de cajueiro-comum, O Cajueiro-anão-precoce enxertado apresentou melhor viabilidade econômica e menores riscos, enquanto que o cajueiro-anão-precoce de pé-franco mostrou-se inviável economicamente em todos os modelos. Já o cajueiro-comum de porte médio enxertado obteve viabilidade apenas no Cenário II relativo a renovação.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66497
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1992_dis_rcparaújo.pdf25,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.