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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66370
Tipo: | Dissertação |
Título: | Influência da avaliação CAPES nos programas de pós-graduação da área de Ciências Humanas na percepção de gestores e docentes: estudo de caso em universidade pública |
Autor(es): | Cavalcante, Eliane Taboza Barboza |
Orientador: | Lima, Alberto Sampaio |
Palavras-chave: | Programas de Pós-Graduação de Ciências Humanas;Avaliação Capes;Universidade Federal do Ceará |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | CAVALCANTE, Eliane Taboza Barboza. Influência da avaliação CAPES nos programas de pós-graduação da área de Ciências Humanas na percepção de gestores e docentes: estudo de caso em universidade pública. Orientador: Alberto Sampaio Lima. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | O crescimento do número de Programas de Pós-Graduação no Brasil tem sido de extrema importância para os avanços não somente da pesquisa científica, como também para formação de inúmeros profissionais em todo País. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), o aumento dos cursos de mestrado e doutorado também tem sido observado, sobretudo na última década. Entretanto, assim como o crescimento, a qualidade também é fundamental para manutenção desses programas. No tocante a isso, a grande referência para os programas de pós-graduação é a avaliação realizada quadrienalmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES), que avalia os programas, classificando-os com conceitos de 1 a 7. Dito isso, este estudo tem como principal objetivo analisar a influência da avaliação CAPES nos programas de pós-graduação da área de ciências humanas, na percepção de coordenadores e docentes. Quanto à abordagem, trata-se de pesquisa quantiqualitativa; e no tocante aos objetivos, classifica-se como descritiva. Os dados da pesquisa foram colhidos por meio das fichas de avaliação dos programas e do envio de questionários para docentes e coordenadores de seis programas de pós-graduação da área de ciências humanas da UFC. A amostra dos professores foi composta por 55 docentes e seis coordenadores. Os resultados obtidos apontaram que a avaliação realizada pela CAPES é bem-aceita pelos docentes e coordenadores, apesar de críticas quanto ao caráter competitivo e homogeneizador. A pesquisa mostrou ainda que os últimos resultados dessa avaliação foram alvos de debates entre alunos, professores, coordenações dos programas e gestão superior, sendo referência para o planejamento e a realização de ações nos programas de pós-graduação stricto sensu. |
Abstract: | The growing numbers of Graduate Programs in Brazil has been extremely important for advances not only in scientific research, how for training many professionals across the country. At the Federal University of Ceará (UFC) the increase in master's and doctoral courses has also been observed, especially in the last decade. However, as well as growth, quality is also critical to the maintenance of these programs. In regards, the main reference for graduate programs is the evaluation carried out every four years by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), which evaluates the programs by classifying them with concepts from 1 to 7. So the main objective of this study is to analyze the influence of CAPES assessment in postgraduate programs in human sciences area in the perception of coordinators and professors. To this approach, it is a quantitative-qualitative research and regarding the objectives, it is classified as a descriptive research. The research data were collected through the evaluation forms of the programs and sending questionnaires to professors and coordinators of six graduate programs in the area of human sciences at UFC. The study was consisted of 55 professors and 6 coordinators. The results obtained showed that the evaluation carried out by Capes is well accepted by professors and coordinators, despite criticisms regarding its competitive and homogenizing character. The research also showed the latest results of this evaluation were the subject of debates between students, professors, program coordinators and higher management, being a reference for planning and carrying out actions in stricto sensu graduate programs. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66370 |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
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