Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66270
Tipo: Dissertação
Título: Colonização no Acre: uma análise socioeconômica do projeto de assentamento dirigido "Pedro Peixoto"
Autor(es): Cavalcanti, Tristão José da Silveira
Orientador: Campos, Robério Telmo
Palavras-chave: Assentamentos humanos;Colonização agrária - Acre
Data do documento: 1994
Citação: CAVALCANTI, Tristão José da Silveira. Colonização no Acre: uma análise socioeconômica do projeto de assentamento dirigido "Pedro Peixoto". 1994. 196 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1994. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66270. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumo: Este trabalho procurou estudar, no espaço de sete anos (1984/91), a dinâmica da colonização no Estado do Acre, a partir das transformações ocorridas nas áreas produtiva, econômica e social do Projeto de Assentamento Dirigido Pedro Peixoto, localizado nos municípios de Rio Branco, Plácido de Castro e Senador Guiomard. Para efetivação do presente estudo foi realizada uma pesquisa com dois levantamentos em épocas diferentes, usando-se a mesma propriedade e, com o mesmo questionário, foram entrevistados 94 produtores em toda a área do Projeto. Os métodos de análise utilizados para atingir os objetivos propostos foram os seguintes: análise tabular de relações, análise da situação "ex-ante" e "ex-post" e o de hipótese e significância para análise das diferenças entre as médias (teste "t" de Student). Os resultados obtidos revelaram a existência de um processo de concentração fundiária em andamento no PAD Pedro Peixoto, em decorrência da falta de infra-estrutura e apoio aos produtores assentados. A produção, assim como a produtividade das culturas agrícolas, não evoluiu satisfatoriamente. O extrativismo não representou mais uma alternativa econômica, como em anos anteriores. A situação socioeconômica dos produtores, apesar de algumas melhorias verificadas, ainda mantêm-se num nível muito baixo, com a maioria das famílias vivendo sem as condições mínimas necessárias de sobrevivência. A renda bruta proveniente das produções agrícolas e extrativistas permaneceram praticamente as mesmas, em torno de dois (2) salários mínimos mensais, no período estudado. A mudança mais significativa ocorrida, foi sem dúvida, no aumento da pecuária que vem consolidando-se como a única alternativa econômica viável para o pequeno e médio produtor do Projeto. Não obstante, algumas melhorias verificadas no período estudado, os resultados evidenciaram que as transformações ocorridas não foram significativas para o conjunto das famílias assentadas no que se referem aos aspectos produtivo, econômico e social.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66270
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1994_dis_tjscavalcanti.pdf37,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.