Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66222
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação ex-post dos aspectos sócio-ambientais do perímetro irrigado Curu-Paraipaba-CE
Autor(es): Oliveira, Eleanor Meireles de
Orientador: Mayorga, Maria Irles de Oliveira
Palavras-chave: Irrigação - Ceará;Bem-estar;Desenvolvimento social
Data do documento: 1994
Citação: OLIVEIRA, Eleanor Meireles de. Avaliação ex-post dos aspectos sócio-ambientais do perímetro irrigado Curu-Paraipaba-CE. 1994. 110 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1994. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66222. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar se o projeto de Irrigação Curu-Paraipaba promoveu o bem-estar social das famílias assentadas, através de empregos gerados, renda, saúde, educação, alimentação, lazer, migração, habitação e consciência grupal; objetivou também calcular o índice de qualidade ambiental em relação à qualidade da água, à qualidade do solo, à salinidade, habitat, produtividade e cobertura vegetal. A área de estudo, o Perímetro Irrigado Curu-Paraipaba, no Estado do Ceará, ensejou fossem entrevistados para dar base ao trabalho, 70 colonos e 19 técnicos. Para análise destes dados primários foi utilizada uma análise tabular para um diagnóstico ex-post como também a metodologia adaptada do "Forest Servive of the United States Development of Agriculture" através do "Range Project Efetiveness Procedure Handbook" 1986. A mensuração das variáveis não quantitativas para obtenção do índice de significância foram obtidos transformando os dados subjetivos em valores que variam de 1 a 4 correspondendo a significativo, moderado, pequeno e menor ou nenhum. Estes valores receberam peso igual a 1, por terem as variáveis igual importância para a regido, tanto para variáveis sociais como ambientais. Quanto a análise tabular e descritiva, verificou-se a obtenção pelos colonos de melhorias nos aspectos: renda, saúde, educação, alimentação, lazer e consciência grupal. Os resultados apresentados indicaram significância moderada tanto para os aspectos sociais como para ambientais.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66222
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1994_dis_emoliveira.pdf20,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.