Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66193
Tipo: Dissertação
Título: A situação socioeconômica da pesca artesanal do Ceará: a experiência de Guriú e Mangue Seco
Autor(es): Tahim, Elda Fontinele
Orientador: Carvalho, Roberto Cláudio de Almeida
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico - Aspectos sociais;Pesca artesanal - Ceará
Data do documento: 1995
Instituição/Editor/Publicador: TAHIM, Elda Fontinele. A situação socioeconômica da pesca artesanal do Ceará: a experiência de Guriú e Mangue Seco. 1995. 78 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1995. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66193. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumo: O presente estudo contempla a atual situação socioeconômica das comunidades de Guriú e Mangue Seco, nos municípios de Camocim e Jijoca de Jericoacoara, no litoral Norte do estado do Ceará-Brasil. Revisão da literatura específica, levantamento de dados com aplicação de questionários, entrevistas e observações locais, abordando aspectos técnicos, sociais e econômicos possibilitaram a que se chegasse a algumas conclusões e se formulasse sugestões no sentido de promover o desenvolvimento socioeconômico dos grupos estudados. Guriú e Mangue Seco são duas comunidades pesqueiras que fazem parte de um assentamento do INCRA - o assentamento Guriú - por meio do qual conseguiram se organizar - embora de forma defeituosa - em uma associação comunitária, através da qual tinham se beneficiado com alguns projetos, especialmente no setor pesqueiro, na tentativa de promover o desenvolvimento socioeconômico. Verificou-se que, apesar dos esforços para promoção desse desenvolvimento, por meio das melhorias do setor pesqueiro e da organização dos pescadores, os projetos não corresponderam em grande parte, aos resultados esperados. Os pesca- dores de ambas as comunidades apresentavam um estado de pobreza quase absoluto, em consequência do baixo nível de renda gerado no setor e, acima de tudo, das fracas organizações comunitárias e representativas de classe. Não se verificou, também, nenhuma alteração no nível tecnológico da pesca, posto que os pescadores continuavam a aplicar os mesmos métodos tradicionais gerando baixa produtividade. Da mesma forma, a infra-estrutura de educação, saúde e moradia era bastante precária, mostrando a ínfima condição de vida desses trabalhadores e das suas famílias. A associação comunitária apresentava um nível de organização incipiente por conta da falta de conscientização e, consequentemente, da insuficiente participação dos pescadores. Este fato era mais acentuado na comunidade de Guriú, enquanto que em Mangue Seco, a associação mostrava melhor nível de organização, de sorte a trazer alguns benefícios aos moradores do lugar. Pode-se afirmar que, de um modo geral, os objetivos do pleno desenvolvimento destas comunidades através dos projetos comunitários ainda não foram atingidos.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66193
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1995_dis_eftahim.pdf20,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.