Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66183
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do impacto das inovações tecnológicas sobre a produção de castanha de caju
Autor(es): Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Orientador: Khan, Ahmad Saeed
Palavras-chave: Castanha de caju - Produção;Inovações tecnológicas
Data do documento: 1996
Citação: LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales. Avaliação do impacto das inovações tecnológicas sobre a produção de castanha de caju. 1996. 74 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1996. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66183. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumo: A pesquisa agrícola no Brasil é realizada principalmente por instituições públicas. Os recursos investidos na geração de novas tecnologias voltadas para o aumento na produção vêm crescendo de modo considerável nos últimos anos, despertando a sociedade para a necessidade de avaliar os benefícios proporcionados por esta atividade. O efeito das inovações tecnológicas sobre a produção ocorre de maneira gradual, sendo inicialmente crescente e depois decrescente Uma limitação da maioria dos estudos que analisam esse efeito é não considerar esta importante característica do processo de adoção tecnológica. O modelo polinomial de defasagens distribuídas difere dos demais por permitir a estimação do impacto das inovações tecnológicas conforme sua distribuição ao longo do tempo, distribuição esta que obedece a uma curva pressupostamente normal. Esta dissertação tem como objetivos verificar a eficiência do modelo polinomial de defasagens distribuídas e o impacto das inovações tecnológicas sobre a produção de castanha de caju no estado do Ceará. Foram testados modelos polinomiais de terceiro e quarto graus com até doze defasagens, tendo-se como variável endógena a produção, e variáveis explicativas área, tecnologia, preço e precipitação pluviométrica. Utilizaram-se dados primários (variável tecnologia) e secundários (demais variáveis) referentes ao período compreendido entre 1965 e 1994. Os resultados obtidos permitiram concluir que: o modelo empregado foi eficiente na decomposição do efeito total das inovações tecnológicas, ou seja, os pesos das defasagens foram crescentes inicialmente, atingiram um máximo e em seguida decresceram;a inovação tecnológica apresenta o máximo efeito sobre a produção sete anos após a sua adoção; as pesquisas para aumentar a produção de castanha de caju estão atingindo o seu propósito e poderão elevar o bem estar da comunidade, desde que o aumento na produção de caju contribua para o crescimento da agroindústria do Estado e traga divisas que poderão ser aplicadas em saúde, educação e moradia .
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66183
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1996_dis_pvpsales.pdf13,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.