Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66153
Tipo: Dissertação
Título: Extensão rural oficial no Ceará e a relação entre abordagem e adoção: o caso Jucás
Autor(es): Albuquerque, Francisco Jakson Colares
Orientador: Sousa, José Ribamar Furtado de
Palavras-chave: Extensão rural
Data do documento: 1996
Citação: ALBUQUERQUE, Francisco Jakson Colares. Extensão rural oficial no Ceará e a relação entre abordagem e adoção: o caso Jucás. 1996. 106 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1996. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66153. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a relação existente entre a abordagem e metodologia utilizadas pelo Serviço Oficial de Extensão Rural do Ceará e a adoção de tecnologias pelos produtores assistidos. Para isso, buscou-se estudar com profundidade o modo de atuação do Órgão Oficial de Extensão Rural no Município de Jucás-Ce, utilizando-se a pesquisa do tipo descritiva, tendo como delineamento “o estudo de caso"; foram usados dados primários, obtidos através de questionários aplicados junto a 63 pequenos produtores, representando a amostra do universo de 483 agricultores assistidos. Complementando-se as informações, foram feitas entrevistas com técnicos lotados no município citado e pertencentes ao Órgão Oficial de Extensão Rural. Para o cumprimento do objetivo proposto, estabeleceram-se critérios próprios para identificar o tipo de abordagem, segundo as respostas dos agricultores classificando-as dentro de uma metodologia de escores e pontuações, em abordagem participativa e persuasiva. Determinaram-se também os níveis de adoção, recorrendo-se a critérios segundo os quais cada tecnologia adotada recebeu uma pontuação, de acordo com o grau de complexidade, o custo e a importância da mesma para O aumento de produtividade agrícola. Esses níveis foram hierarquizados em: nível 1 (alto nível de adoção) e nível 2 (baixo nível de adoção). Como instrumental analítico, foi utilizada a análise quantitativa, através de estatística descritiva e inferência estatística, onde considerou-se como variável dependente a adoção de tecnologia e como variável independente o tipo de abordagem. A partir daí, calculou-se o coeficiente de correlação entre as duas variáveis. Complementando a análise quantitativa, fez-se uma análise 3 estativa, baseada nas respostas subjetivas dos produtores e dos extensionistas, originadas, respectivamente, dos questionários e roteiro de entrevistas aplicados. Como procedimento complementar, discorreu-se teoricamente sobre as diversas concepções de pesquisa agrícola e extensão rural existentes na literatura consultada, objetivando um exercício de analogia entre essas concepções teóricas e o modo de atuação do Serviço Oficial de Extensão Rural no município objeto do estudo. Os resultados obtidos confirmaram a hipótese de que a abordagem e metodologia da prática de trabalho do Serviço Oficial de Extensão Rural do Ceará são fatores limitantes no processo de adoção de tecnologias.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66153
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1996_dis_fjcalbuquerque.pdf25,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.