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Tipo: TCC
Título: O papel dos influenciadores digitais na decisão de compra do consumidor: Uma investigação no contexto da pandemia
Autor(es): Santos, Aparecida Lívia Sousa
Orientador: Romero, Cláudia Buhamra Abreu
Palavras-chave: Comportamento do consumidor;COVID-19;Decisão de compra;Instagrammer;Pandemia
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS. A. L. S. O papel dos influenciadores digitais na decisão de compra do consumidor: Uma investigação no contexto da pandemia. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A pandemia ocasionou mudanças no comportamento do consumidor, inclusive no modo de realizar compras com auxílio da Internet. Com isso, o Instagram foi uma das redes sociais que tiveram bastante destaque nesse período, além de muitos usuários terem passado a seguir algum influenciador digital nessa plataforma, os chamados instagrammers. Diante disso, a pesquisa objetiva identificar características do instagrammer que influencia a decisão de compra dos seus seguidores em um contexto pandêmico. Tomando por base o questionário do trabalho de Masuda, Han e Lee (2021), aplicou-se uma survey a amostra de 400 seguidores, por meio da qual avaliou-se como eles percebem a confiança e a expertise do influenciador digital, e o relacionamento parassocial desenvolvido com ele. Os resultados permitiram confirmar que a confiança, a expertise e o relacionamento parassocial são características dos instagrammers percebidas pelos usuários que realizaram compra de algum produto ou serviço por sua influência.
Abstract: The pandemic has caused changes in consumer behavior, specially in the way of making purchases on the Internet. On that account, Instagram was the main social network in terms of prominence in this period, then many users have started to follow some digital influencers, the so-called instagrammers, on the platform. Therefore, this study aims to identify the characteristics of the instagrammers that influence the purchase decision of their followers in the pandemic context. Based on the questionnaire of Masuda, Han and Lee (2021), a survey was applied to a sample of 400 users, by means of which it was evaluated how the users perceive the trust and expertise of the digital influencers and the parasocial relationship developed with them. The results confirmed that trust, expertise and the level of parasocial relationship are characteristics of instagrammers perceived by users who have purchased some product or service due to their influence.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66141
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