Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66067
Tipo: Dissertação
Título: Reforma agrária e o desenvolvimento sustentável no Ceará a construção de um plano de desenvolvimento local: o caso do assentamento Galante
Autor(es): Lima, Suzy Cléa Braga de
Orientador: Paula, Luiz Antônio Maciel de
Palavras-chave: Reforma agrária;Desenvolvimento sustentável;Assentamentos humanos
Data do documento: 1998
Citação: LIMA, Suzy Cléa Braga de. Reforma agrária e o desenvolvimento sustentável no Ceará a construção de um plano de desenvolvimento local: o caso do assentamento Galante. 1998. 131 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1998. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66067. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumo: Este estudo mostra, inicialmente o que o desenvolvimento sustentável propõe diante de todas as controvérsias do contexto brasileiro, na medida em que, evoluindo historicamente o conceito, evoluem também a exclusão e a miséria no meio rural. Optou-se por fazer uma interface do citado desenvolvimento com a reforma agrária. O desdobramento desse processo culminaram com a elaboração do plano de desenvolvimento sustentável local do Assentamento Galante, estabelecendo um desafio para os assentados e técnicos pela metodologia trabalhada - a pesquisa-ação. À reforma agrária, entendida como um dos meios para a concretização do desenvolvimento sustentável, coube um papel secundário nas políticas públicas, pois em geral, aconteceu através de uma simples distribuição de terra, sem considerar todas as outras variáveis envolvidas. Diante deste cenário, acredita-se que os assentamentos rurais não estão cumprindo seu papel social, particularmente, de tornar os trabalhadores atores capazes de intervir na realidade. Considerando-se essa realidade, estudou-se a elaboração do plano de desenvolvimento sustentável local do Assentamento Galante, fazendo uso da Intervenção Participativa dos Atores" - INPA, localizado no Município de Santa Quitéria, procurando-se mostrar que, apesar da história de passividade do homem do campo, há métodos e técnicas capazes de demonstrar resultados satisfatórios na participação e intervenção das famílias assentadas. Através da coleta de dados primários no Assentamento, e de dados secundários no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, buscou-se um primeiro conhecimento do local escolhido para o estudo, seguido do autodiagnóstico, que foi conhecer o local através dos próprios assentados, comparando, sempre que possível, as informações que apenas algumas vezes coincidiam. Como parte da metodologia utilizada, trabalhou-se com a aplicação de questionários individuais, ao presidente da associação e à prefeitura do Município, além de reuniões para que se realizasse as etapas metodológicas previstas, podendo assim, através do diálogo, coletar depoimentos. Os resultados da pesquisa confirmam que os assentados ainda esperam ações paternalistas, embora já consigam inferir o fato que os políticos não assumem ser representantes do povo, iniciando um processo de sensibilização para sua importância nas tomadas de decisão quanto ao seu destino. Alguns pressupostos indicam que a proposta de desenvolvimento sustentável, atrelada a uma reforma agrária como é desejada pelos movimentos sociais, estão intrinsecamente relacionados ao desempenho dos assentados e dos técnicos de se tornarem atores, frente ao desafio de uma intervenção critica e consciente.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66067
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1998_dis_scblima.pdf28,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.