Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65833
Tipo: Dissertação
Título: A insustentável exploração florestal: o caso paragominas - município do Estado do Pará
Autor(es): Pereira, Maria Perpetuo Socorro Santos
Orientador: Mayorga, Maria Irles de Oliveira
Palavras-chave: Exploração de recursos naturais;Desenvolvimento sustentável
Data do documento: 2002
Citação: PEREIRA, Maria Perpetuo Socorro Santos. A insustentável exploração florestal: o caso paragominas - município do Estado do Pará. 2002. 110 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65833. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumo: O processo de desenvolvimento da Amazônia desde os primórdios tempos deu-se através da exploração de recursos naturais, principalmente o florestal. O estado do Pará é o que tem apresentado maior Índice de exploração, dada a diversidade de espécies nobres nele existentes, em especial o município de Paragominas, região bastante atrativa aos investidores do setor madeireiro, devido a sua localização de fácil escoamento da produção madeireira e por encontrar-se a margem da Rodovia Belém-Brasília, bem como pela variedade de espécies não nobres, mas de diâmetro comercial compatível às exigências do mercado. A partir dessas observações, a pesquisa buscou analisar de que forma o desenvolvimento do município de Paragominas coaduna-se ou não com o conceito de desenvolvimento sustentável na visão de alguns autores, mas especialmente com o conceito apresentado no Relatório Brendtland. Para tanto, foi necessário buscar a legislação ambiental como importante instrumento legal ao desenvolvimento sustentável, dados oficiais e empíricos quanto ao aspecto social, ambiental e econômico, os quais, após concluída a pesquisa, considerou como verdadeira a hipótese básica, ou seja, o estilo de desenvolvimento praticado naquele município como insustentável.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65833
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_dis_mpsspereira.pdf25,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.