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Tipo: Dissertação
Título: Educação e instrução na Filosofia Política de Eric Weil
Título em inglês: Education and instruction in Political Philosophy of Eric Weil
Autor(es): Uchôa, Marcela da Silva
Orientador: Costeski, Evanildo
Palavras-chave: Education;Instrution;Weil, Eric, 1904-1977 - Crítica e interpretação;Weil, Eric, 1904-1977 - Contribuições em ensino;Weil, Eric, 1904-1977 - Contribuições em educação
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: UCHÔA, Marcela da Silva. Educação e instrução na Filosofia Política de Eric Weil. 2013. 79 f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2013.
Resumo: Este trabalho terá como foco explicitar os conceitos de Instrução e Educação em Eric Weil, bem como a relação existente entre eles, sendo esta relação um dos instrumentos fundamentais para efetivação de uma ação razoável; o que mostra o sentido radicalmente ético da filosofia no pensamento de Weil. O pensamento do filósofo reflete a questão da educação sob o aspecto da moralidade. A moral formal kantiana serve de fundamento para a reflexão weiliana sobre a ação educativa razoável. Segundo Weil, o papel histórico do educador é levar o indivíduo a discernir sobre a razão no mundo, visto que o objetivo da educação é oferecer ao indivíduo violento um modo de agir virtuoso com os outros membros da comunidade. Daí decorrem as diferenças entre educação e instrução. A valorização excessiva da instrução, da procura por qualificação e da formação de mão-de-obra para o sistema capitalista esconde o que deveria ser o verdadeiro sentido da educação, a saber: educar os homens para que se submetam espontaneamente à lei universal (natural), uma educação que se opõe a ser escravo das paixões e se realiza por meio delas.
Abstract: This work will focus on explaining the concepts of Instruction and Education of Eric Weil, as well as the relation between them, which is a fundamental tool for effecting a reasonable action, which shows the extremely ethical sense of philosophy in Weil’s thought. The thought of the philosopher reflects the issue of education under the aspect of morality. The formal Kantian morality can be used as a basis for Weil reflection on the reasonable educational action. According to Weil, the historical role of the educator is to teach the individual to discern the reason in the world, since the goal of education is to offer the violent individual a way of virtuous acting with other community members. Hence derive the differences between education and instruction. The overvaluation of the instruction, the demand for skills and training of skilled labor for the capitalist system hide what should be the true meaning of education which is to educate men to undergo spontaneously to the universal law (natural), an education in opposite of being a slave of passions and to be held by them.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6578
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