Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65771
Tipo: Dissertação
Título: Efeito da seca sobre a produção, a renda e o emprego agrícola na microrregião geográfica de Brejo Santo e no Estado do Ceará
Autor(es): Cruz, José Alfredo Nicodemos da
Orientador: Khan, Ahmad Saeed
Palavras-chave: Secas - Impactos sociais;Produtividade agrícola;Renda agrícola
Data do documento: 2002
Citação: CRUZ, José Alfredo Nicodemos da. Efeito da seca sobre a produção, a renda e o emprego agrícola na microrregião geográfica de Brejo Santo e no Estado do Ceará. 2002. 75 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65771. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumo: Apesar da vasta literatura sobre o semi-árido nordestino, poucos são os estudos econômicos relativos aos impactos das secas sobre a produção, a renda e o emprego agrícola. Diante disto, este estudo se propõe avaliar os efeitos da seca, no ano de 2001, na Microrregião Geográfica de Brejo Santo — Ceará e no Estado como um todo, sobre as variáveis produção, emprego e renda, e comparar o efeito da secas de 1998 e de 2001 em relação a um ano de inverno normal (2000), sobre tais variáveis. Para tanto, foram utilizados dados fornecidos oriundos de publicações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Anuário Estatístico do Ceará: Instituto de Planejamento do Estado do Ceara - IPLANCE e de informações junto à: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará - EMATERCE:; Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME. Os principais resultados mostram uma queda na produção agrícola em todas as culturas analisadas, tendo como consequência a diminuição da renda do homem do campo e o desemprego. Para as culturas de milho, arroz e feijão a seca de 2001 foi mais severa do que a de 1998 na Microrregião Geográfica de Brejo Santo do que no Estado como um todo. Considerando que o desenvolvimento sustentável de uma região considera a geração de emprego e renda como aspectos relevantes, o cenário descrito aponta para a necessidade de assegurar opções de emprego e renda para os trabalhadores rurais nos períodos de pós- seca e, concomitante-mente, capacitá-los para, fazendo uso e manejo adequados do solo e da água, desenvolver atividades produtivas sustentáveis e menos agressivas aos recursos naturais. E necessária a participação efetiva da população (comunidades) na elaboração e implantação de planos e programas. junto aos Governos federal, estadual e municipais para a realização de empreendimentos que garantam a redução da vulnerabilidade do homem do campo.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65771
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_dis_jancruz.pdf16,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.