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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Entrevista concedida por Rosemary Dore Heijmans – do “pulo da rã” ao enfrentamento da evasão escolar
Título(s) alternativo(s): Entrevista de Rosemary Dore Heijmans – del "salto de la rana" al enfrentamiento la evasión escolar
Título em inglês: Interview with Rosemary Dore Heijmans – from the “pulo da rã” to facing school dopou-te
Autor(es): Guimarães, Sandra Lopes
Teles, Rogério Mesquita
Palavras-chave: Evasão escolar;Educação profissional e tecnológica;Formação de técnicos;Professional and technical education;Evasión escolar;Educación profesional y tecnológica;School dropout
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: GUIMARÃES, Sandra Lopes; TELES, Rogério Mesquita. Entrevista concedida por Rosemary Dore Heijmans – do “pulo da rã” ao enfrentamento da evasão escolar. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 26, p. 298-316, jul./dez. 2021.
Resumo: Este artigo resultou da entrevista concedida pela professora e pesquisadora Rosemary Dore Heijmans, em Cabedelo, no estado da Paraíba. A interlocução foi planejada e realizada com a intencionalidade de compor o registro histórico da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE); preparação de conteúdo temático para o VII Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar e para o V Workshop de Educação Profissional e Evasão Escolar que serão sediados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) em novembro de 2022; bem como propiciar reflexões e debates a partir dos depoimentos da pesquisadora, que é referência no que tange à evasão escolar na educação profissional e tecnológica. A entrevista, organizada de forma semiestruturada permitiu uma aproximação outra com a professora e pesquisadora RosemaryDore, partindo de sua participação no movimento estudantil secundarista em plena ditadura militar, sua experiência familiar com relação à situação da indústria regional frente ao protecionismo, proporcionado as indústrias multinacionais estrangeiras; a vivência como estudante na escola religiosa particular, seguida da sua inserção no ensino público; a relação da pesquisa de orientação gramsciana sobre o ensino técnico e profissionalizante com a evasão escolar; bem como o trabalho de articulação e criação da ABAPEVE. O diálogo que resultou nesta escrita é parcial. Foi realizado um recorte sem a pretensão de apresentar a totalidade do sujeito em destaque.
Abstract: This paper results from an interview with professor Rosemary Dore Heijmans, in Cabedelo, Paraíba, Brazil, as part of the Brazilian Association for the Prevention of School Dropout in Basic, Professional and Higher Education’s history log; it also helped to create content for the VII Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (International Colloquium on Professional Education and School Dropout) and the V Workshop de Educação Profissional e Evasão Escolar (Workshop on Professional Education and School Dropout), which will be hosted by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina (IFSC) in November 2022. This interview also aims to reflect on and discuss school dropout in professional and technical education from Rosemary Dore’s point of view, considering her participation in the student movement during the military rule, her experience with the regional industry in face of the foreign multinational corporations’ protectionism, her student years coming from a private religious school to the public education system, her Gramsci-oriented research on the relationship between professional and technical education and dropout rates, and her work articulating and creating the ABAPEVE. The interview that led to this paper was not unbiased and does not intend to present the subject in its whole.
Resumen: Este artículo es elresultado de una entrevista concedida por la profesora e investigadora Rosemary Dore Heijmans, en Cabedelo, estado de Paraíba. El diálogo fue planeado y realizado con la intención de componer el registro histórico de la Asociación Brasileña para la Prevención de la Evasión en la Educación Básica, Profesional y Superior (ABAPEVE); preparación de contenidos temáticos para el VII Coloquio Internacional de Educación Profesional y Evasión Escolar y para el V Taller de Educación Profesional y Evasión Escolar queserán auspiciados por el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Santa Catarina (IFSC) en noviembre de 2022; así como brindar reflexiones y debates a partir de los testimonios de la investigadora que es una referencia sobre la evasión escolar en la formación profesional y tecnológica. La entrevista semiestructurada permitió un acercamiento con la profesora e investigadora Rosemary Dore, a partir de su participación en el movimiento estudiantil de secundaria durante la dictadura militar, su experiencia familiar sobre la situación de la industria regional frente al proteccionismo brindado a las industrias multinacionales extranjeras; la experiencia como estudiante en una escuela religiosa privada seguida de su inserción en la educación pública; la relación entre la investigación de orientación gramsciana sobre educación técnica y profesional y el abandono escolar; así como el trabajo de articulación y creación de ABAPEVE. El diálogo que resultó en este escrito es parcial. Siendo un recorte histórico, no pretende presentar la totalidad del tema destacado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65713
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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