Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65696
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Ensino Remoto e evasão escolar: diálogos e reflexões |
Título(s) alternativo(s): | Educación a distancia y deserción escolar: diálogos y reflexiones |
Título em inglês: | Remote education and school dropout: dialogues and reflections |
Autor(es): | Lima, Damião Michael Rodrigues de Lima, Francisco José de Silva, Roberta da Silva, William Frutoso da |
Palavras-chave: | Ensino remoto;Dificuldades deacesso;Remote teaching;Access difficulties;Enseñanza a distancia;Retiro académico |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Labor |
Citação: | LIMA, Damião Michael Rodrigues de; LIMA, Francisco José de; SILVA, Roberta da; SILVA, William Frutoso da. Ensino Remoto e evasão escolar: diálogos e reflexões. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 26, p. 69-85, jul./dez. 2021. |
Resumo: | O artigo propõe refletir sobre possíveis implicações do ensino remoto emergencial como motivação ou causa potencial para a evasão de estudantes do IFCE. Com abordagem qualitativa, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, cujos dados foram construídos mediante aplicação de questionário junto aos alunos regularmente matriculados em cursos da Instituição, que se constitui o lócus da pesquisa. As discussões indicam que os discentes do ensino superior dispõem de melhores equipamentos para acompanhamento das atividades remotas (computador e tablet), enquanto a grande maioria dos participantes do ensino técnico (integrados e concomitantes) dispõem apenas de aparelho celular. Os participantes apontaram falta de perspectiva quanto ao ensino, desmotivação, dificuldades em conciliar estudo e trabalho, problemas familiares, cansaço físico e mental. Quanto à infraestrutura em suas residências, destacaram: equipamentos inadequados, falta de acesso ou acesso limitado e falta de espaço adequado para estudar em casa.No que diz respeito às questões institucionais, os participantes do estudo indicam sobrecarga de atividades, disciplinas técnicas ministradas de modo virtual, falta de acompanhamento docente e metodologias de ensino inadequadas, as quais podem implicar em dificuldades para acompanhar os conteúdos e, consequentemente, em dificuldades de aprendizagem e possível abandono. |
Abstract: | The article proposes to reflect on possible implications of emergency remote education as motivation or potential cause for the dropout of IFCE students. With a qualitative approach, the research is characterized as a case study, whose data were constructed by applying a questionnaire to students regularly enrolled in courses of the Institution, which constitutes the locus of the research. Discussions indicate that higher education students have better equipment to monitor remote activities (computer and tablet), while the vast majority of technical education participants (integrated and concomitant) have only a cellular device. The participants pointed out a lack of perspective regarding teaching, demotivation, difficulties in reconciling study and work, family problems, physical and mental fatigue. Regarding the infrastructure in their homes, they highlighted: inadequate equipment, lack of access or limited access and lack of adequate space to study at home. With regard to institutional issues, the study participants indicate overload of activities, technical disciplines taught in a virtual way, lack of teacher accompaniment and inadequate teaching methodologies, which may imply difficulties to follow the contents and, consequently, in learning difficulties and possible abandonment. |
Resumen: | El artículo propone reflexionar sobre las posibles implicaciones de la educación remota de emergencia como motivación o causa potencial de la deserción de los estudiantes de IFCE. Con un enfoque cualitativo, la investigación se caracteriza como un estudio de caso, cuyos datos fueron construidos mediante la aplicación de un cuestionario a estudiantes matriculados regularmente en cursos de la Institución, que constituye el lugar de la investigación. Las discusiones indican que los estudiantes de educación superior tienen mejores equipos para monitorear las actividades remotas (computadora y tableta), mientras que la gran mayoría de los participantes de la educación técnica (integrados y concomitantes) tienen solo un dispositivo celular. Los participantes señalaron una falta de perspectiva con respecto a la enseñanza, la desmotivación, las dificultades para conciliar el estudio y el trabajo, los problemas familiares, la fatiga física y mental. Respecto a la infraestructura en sus hogares, destacaron: equipamiento inadecuado, falta de acceso o acceso limitado y falta de espacio adecuado para estudiar en casa. Con respecto a las cuestiones institucionales, los participantes del estudio indican sobrecarga de actividades, disciplinas técnicas impartidas de manera virtual, falta de acompañamiento docente y metodologías de enseñanza inadecuadas, lo que puede implicar dificultades para seguir los contenidos y, en consecuencia, en dificultades de aprendizaje y posible abandono. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65696 |
ISSN: | 1983-5000 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_dmrlimafjlimarsilva.pdf | 339,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.