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Tipo: TCC
Título: Participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020)
Autor(es): Barros, Yasmin da Silva
Orientador: Mello Neto, Ruy de Deus e
Palavras-chave: Ensino Superior;Iniciação Científica;Ações afirmativas;Desigualdades;Higher Education;Affirmative actions
Data do documento: 2022
Citação: BARROS, Yasmin da Silva. Participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020). Orientador: Ruy de Deus e Mello Neto. 2022. 60 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o perfil dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), tendo como uma das principais categorias de análise a observação dos impactos da lei nº 12.711 de 2012 (Lei de cotas) em sua constituição. A partir de uma análise descritiva de dados, observaram-se as informações de 566 alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), dos quais se deu foco aos 61 bolsistas PIBIC dentro do recorte temporal de 2017.1 a 2020.1. O banco de dados foi construído com informações demográficas, socioeconômicas e acadêmicas dos discentes, a partir da junção de informações do currículo lattes e dos Encontros Universitários da UFC à pesquisa realizada pela Faculdade de Educação durante a pandemia da Covid-19. Os principais resultados encontrados apontam para: (1) a participação em maior número dos estudantes não cotistas; (2) uma expressiva participação entre os bolsistas cotistas de discentes com critério racial; (3) baixa participação de estudantes cotistas com deficiência; (4) perfil de discentes majoritariamente de baixa renda. Dessa forma, observou que há uma participação representativa da maioria dos grupos de cotistas, no entanto, mesmo que em proporções diferentes, as desigualdades de acesso entre bolsistas cotistas e não cotistas no PIBIC são evidentes.
Abstract: This undergraduate thesis aims to analyze the impacts of law nº 12,711 of 2012 (quota law) in the formation of the profile of the scholarship holders of the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program, within the time frame from 2017.1 to 2020.1. Based on a descriptive data analysis, information was obtained from 566 students of the undergraduate degree in Pedagogy major at the Federal University of Ceará (UFC), of which the focus was given to the 61 scholarship holders. The database was built with demographic, socioeconomic and academic information from the students, from the junction of information from the Lattes curriculum and Encontros Universitários to the research carried out by the Faculty of Education during the Covid-19 pandemic. The main results found point to: (1) the participation in a greater number of non-quota students; (2) an expressive participation among the quota holders of students with racial criteria; (3) low participation of quota students with disabilities; (4) profile of mostly low-income students. Thus, it was observed that there is a representative participation of most groups of quota holders, however, even if in different proportions, the inequalities of access between quota holders and non-quota holders in the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program are evident.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65690
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