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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estudo sobre evasão e permanência no Ensino Técnico de Nível Médio Integrado: um mapeamento sistemático de literatura
Autor(es): Sacramento, Laura Neta Dias do
Albuquerque, Monck Charles Nunes de
Cypriano, Carlos Alex Cantuário
Palavras-chave: Evasão;Permanência;Student persistence;Dropout;Abandono;Permanencia
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: SACRAMENTO, Laura Neta Dias do; ALBUQUERQUE, Monck Charles Nunes de; CYPRIANO, Carlos Alex Cantuário. Estudo sobre evasão e permanência no Ensino Técnico de Nível Médio Integrado: um mapeamento sistemático de literatura. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 76-99, jul./dez. 2021.
Resumo: Um dos maiores desafios das instituições escolares é lidar com a evasão escolar que cerceia o direito pleno do cidadão e cidadã à educação. Neste contexto, este artigo tem como objetivo mapear estudos realizados na área da evasão e da permanência no ensino técnico de nível médio integrado, no período de 2011 a 2020, que apresentem causas da evasão escolar e propostas de ações para permanência. O subsídio teórico apresenta contribuições de Temp e Coutinho(2020), Dore e Lüscher(2011),Veiga e Bergiante(2016), Marques et al. (2019) e Libâneo (2013). A metodologia utilizada é o Mapeamento Sistemático de Literatura (MSL), que permite uma revisão bibliográfica de forma organizada e sistêmica, realizada nas bases de dados dos Periódicos CAPES e do Google Acadêmico. Como resultado, foram encontrados 11 (onze) trabalhos, possibilitando a organização de uma tabela com informações que apoiará na elaboração do produto educacional a ser apresentado no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.
Abstract: One of the biggest challenges for educational institutions is dealing with school dropout, which restricts the full right of citizens to education. In this context, this article aims to map studies carried out in the area of dropout and persistence in High school integrated to vocational education, from 2011 to 2020, which present causes of school dropout and proposed actions for student persistence. The theoretical subsidy features contributions from Temp and Coutinho (2020), Dore and Lüscher(2011), Veiga and Bergiante(2016), Marques et al. (2019) and Libâneo (2013). The methodology used is the Systematic Literature Mapping (MSL), which allows a bibliographical review in an organized and systemic way, carried out in the databases of CAPES Periodicals and Academic Google. As a result, 11 (eleven) works were found, enabling the organization of a table with information that will support the development of the educational product to be presented in the Master's Degree in Professional and Technological Education - ProfEPT.
Resumen: Uno de los mayores desafíos para las instituciones educativas es lidiar con la deserción escolar, que restringe el pleno derecho de los ciudadanos a la educación. En este contexto, este artículo tiene como objetivo mapear los estudios realizados en el ámbito de la deserción y la permanencia en la educación técnica secundaria integrada, de 2011 a 2020, que presentan las causas de la deserción escolar y las acciones propuestas para la permanencia. El subsidio teórico presenta contribuciones de Temp y Coutinho (2020), Dore y Lüscher (2011), Veiga y Bergiante (2016), Marques et al. (2019) y Libâneo (2013). La metodología utilizada es el Systematic Literature Mapping (MSL), que permite una revisión bibliográfica de forma organizada y sistemica, realizada en las bases de datos de CAPES Periodicals y Academic Google. Como resultado, se encontraron 11 (once) trabajos, lo que permitió la organización de una mesa con información que apoyará el desarrollo del producto educativo a ser presentado en la Maestría en Educación Profesional y Tecnológica - ProfEPT.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65575
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

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