Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65534
Tipo: Resumo
Título: Benefícios da prática regular de exercícios físicos no processo de envelhecimento
Autor(es): Oliveira, Daniel da Silva
Assumpção, Claudio de Oliveira
Palavras-chave: Exercícios físicos para idosos;Exercícios físicos - Aspectos da saúde
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: OLIVEIRA, Daniel da Silva; ASSUMPÇÃO, Claudio de Oliveira. Benefícios da prática regular de exercícios físicos no processo de envelhecimento. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: Introdução: O envelhecimento traz consigo algumas alterações biológicas no ser humano como: redução da frequência cardíaca em repouso, diminuição da função pulmonar, perda de massa muscular e substituição desta por gordura, baixa da densidade óssea, atenuação das capacidades nervosas, decrescimento da força e flexibilidade, entre outras. Nesse contexto a prática regular de exercícios físicos aparece como forma de prevenção e remediação das perdas causadas pelo envelhecimento. Objetivo: Substanciar os benefícios da prática regular de exercícios físicos sobre as perturbações causadas pelo processo de envelhecimento. Metodologia: O presente estudo foi realizado através de revisão literária, tendo como mecanismo de coleta a base de dados eletrônicos Google Acadêmico. Resultados: Constatou-se que o exercício físico se mostra um importante aliado na melhora da qualidade de vida e das capacidades físicas nas pessoas de mais idade. Sua prática regular apresenta um caráter profilático e também terapêutico quanto ao aparecimento de doenças nas diversas faixas etárias, atuando consideravelmente na prevenção de doenças cardiovasculares como AVC e hipertensão. Também é capaz de estabilizar e reduzir as perdas causadas pelo processo de envelhecimento, promovendo diminuição do cansaço e importante melhoria da capacidade aeróbia; melhorando a eficiência cardíaca, a função pulmonar e os níveis de cálcio; e aumentando substancialmente a massa muscular em idosos, o que ajuda no desempenho das atividades diárias, além da diminuição da frequência de possíveis quedas. Conclusão: A prática regular de exercícios físicos de forma preventiva ou terapêutica, apresenta grandes benefícios para se ter um envelhecimento saudável, com menor risco de doenças e uma melhor qualidade de vida.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65534
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dsoliveira.pdf39,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.